15 de mar. de 2017

Centro Novo do Maranhão: Secretaria Municipal de Saúde faz Levantamento dos Sérios Problemas Deixados Pela Antiga Gestão.


Aos poucos os problemas oriundos da antiga gestão vão aparecendo e sendo revelados para a população. Levantamentos feitos nos últimos meses pela Secretaria Municipal de Saúde de Centro Novo do Maranhão, revelam graves erros administrativos, provocados pela administração passada, e um desses erros , ocorreram no Laboratório de Análises clínicas do Município.
Observações feitas pela atual Secretária Municipal de Saúde de Centro Novo Jeane Amorim, relata que durante dois anos o laboratório deixou de funcionar, por não oferecer nenhuma estrutura para que o atendimento pudesse acontecer. Segundo a Secretária os funcionários passavam o dia todo sentados no banco em frente  o laboratório, enquanto poderiam estar  na sala de análise do laboratório realizando os exames que o povo necessitava.

Os bioquímicos realizam um serviço essencial no diagnóstico de doenças. Os equipamentos não funcionavam, e na imagem acima enormes quantidades de material para exames vencidos, que acabavam voltando para Secretaria de Saúde.

Segundo a Secretária Jeane, que na gestão anterior Trabalhava como bioquímica, relatou que por diversas vezes foi no Gabinete dos Secretários de Saúde (dizendo secretários no plural porque foram oito que passaram pela Secretaria) para solicitar que dessem um jeito para o laboratório funcionar. Disse ainda, que não culpava nem tanto os secretários, pois os mesmos não podiam exercer suas funções, visto que a gestão era centralizada, e tudo tinha que passar pelas mãos de uma só pessoa. Quem? Não preciso dizer, a cidade toda sabe... Destacou Jeane.
 Outro grave problema está relacionado ao SIOPS (Sistema de Informações  sobre Orçamentos  Públicos em Saúde), que a cada dois meses deve ser informado e homologado, e de acordo com a Secretária de Saúde Jeane, em nenhum bimestre esse procedimento exigido foi realizado, e isso significa omissão de transparência do uso dos recursos da saúde. Além disso existia a falta de informação em diferentes sistemas dentro da Saúde Municipal.

O Município de Centro Novo do Maranhão, nos anos anteriores, de acordo com Jeane, não realizou nenhuma vigência da alimentação do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional ( SISVAN), que deve ser feito de seis  em seis meses. E se não fosse os esforços dos técnicos da Secretaria de Saúde e Assistência Social no mês de janeiro  2017, muitas famílias iriam perder seus benefícios.

No entanto a Secretária disse que não vai medir esforços, para poder proporcionar uma saúde de qualidade para todos. E o desafio está sendo corrigir esses erros, para que tudo possa funcionar da melhor forma possível. Finalizou Jeane Amorim.

http://blogorleanbasthuscn.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo