19 de mai. de 2017

Municípios maranhenses reivindicam royalties da mineração

 
A presidente do Consórcio dos Municípios dos Corredores Multimodais do Maranhão (COMEFC), Karla Batista (PSDB-MA), prefeita de Vila Nova dos Martírios, reuniu-se nesta semana, em Brasília, com o deputado Cléber Verde (PRB-MA) para tratar da reunião com o presidente da comissão de Minas e Energia, Fernando Fialho,  sobre o Marco Regulatório da Mineração.
No Maranhão, são 22 municípios com influência direta da mineradora Vale. O COMEFC lidera o movimento e busca o apoio parlamentar para que os municípios por onde passa o minério oriundo da Vale também sejam contemplados com um percentual dos royalties do produto.  Um projeto de Lei (PL 37/2011) está em andamento e visa a distribuição na seguinte proporção para as cidades que sofrem influência da mineradora: 60% para os municípios produtores, 10% para os municípios do corredor, 20% para os Estados produtos e 10% para a União. Acompanharam Karla Batista na reunião o diretor administrativo do COMEFC,  Dilton Carvalho, e os vereadores de Vila Nova dos Martins, Dorisel Lopes, Renato Viana, Valdimir Inacio, Regis do Pipira, Fredson Carvalho.
Sobre o Marco Regulatório
A aprovação do novo Marco Regulatório (PL 37/2011) com a inclusão de royalties para os municípios por onde passa o minério é outro grande desafio do COMEFC para os próximos dois anos, conforme afirmou Karla Batista, durante a solenidade de posse, ocorrida no último dia 05, em São Luís, ocasião que contou com a participação do governador do Maranhão, Flávio Dino, além de deputados federais e estaduais, executivos da empresa Vale, prefeitos e lideranças municipais dos entes consorciados.  
O COMEFC levantou esta bandeira, de que os municípios dos corredores fossem beneficiados, pois antes o CFEM só beneficiava os municípios produtores, estados produtores e a União. Com o apoio do deputado Cleber Verde  conseguiu a inclusão de 68 municípios brasileiros percorridos por ferrovias, como beneficiários dos royalties da mineração, onde cada município receberá cerca de um FPM ao mês, com a divisão beneficiando municípios produtores, municípios corredores, estados produtores e a União.
Atuação COMEFC
Em quatro anos de atuação, o COMEFC aprovou 109 projetos sociais junto à mineradora Vale. Em ano de gestão, a prefeita de Vila Nova dos Martírios e presidente do COMEFC Karla Batista Cabral, por meio do apoio de sua Diretoria e dos consorciados, alcançou resultados significativos. Além da liberação da verba de R$ 57 milhões para as 22 prefeituras, oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDS), aumentou de maneira significativa o número de contratos encerrados e reduziu o volume de contratos com contas reprovadas.
Isso demonstra o comprometimento e a transparência da atual gestão do COMEFC. Todos os projetos são apresentados e aprovados pela Vale. Uma equipe da mineradora acompanha o desenvolvimento dos projetos e ao final avalia e aprova a prestação de contas. De 2016 para 2017, quando a atual gestão assumiu, o número de contratos encerrados aumentou de 08 para 17, a aprovação na prestação de contas subiu de 52 para 93. No último ano, o percentual de projetos aprovados pela Vale foi de 65%

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo