24 de ago. de 2017

Assis Filho lança Brasil Mais Jovem

O secretário nacional de Juventude, Assis Filho, lançou, em Brasília (DF), o Brasil Mais Jovem, pacote de programas do governo federal para a juventude, que contempla 39 ações do governo federal. A cerimônia ocorreu na manhã desta quarta-feira (23/08), durante o primeiro dia do Encontro Nacional de Gestores Estaduais e Municipais de Juventude.
O conjunto de ações do Brasil Mais Jovem visam o empoderamento e a emancipação de jovens de 15 a 29 anos. A Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) coordena essas iniciativas por meio do Comitê Interministerial da Política de Juventude (Coijuv), instituído pelo Presidente Michel Temer por meio do decreto 9.025 de 2017.

“Avançamos muito nas políticas públicas de juventude, mas precisamos avançar cada vez mais e para isso vamos manter uma relação próxima aos gestores estaduais e municipais de juventude”, afirmou o secretário nacional de Juventude, Assis Filho.
Cerca de 200 gestores participaram do lançamento do pacote de ações do governo federal. Assis adiantou que o Sistema Nacional de Juventude – SINAJUVE – previsto no artigo 39 do Estatuto da Juventude deve ser regulamentado em breve.
“A regulamentação que será assinada pelo presidente Michel Temer é a recuperação de uma dívida histórica do Estatuto da Juventude. O texto do Sinajuve ficou aberto a contribuições no nosso site e recebeu milhares de contribuições dos jovens brasileiros, da sociedade civil, de representantes de diversos segmentos, de entidades de atuação nacional e regionais. Estamos avançando para um momento histórico para nossa Juventude. Nós vamos trabalhar para tornar a temática da Juventude como prioridade na agenda pública de Governo”, declarou Assis Filho.
A expectativa do secretário é que a partir do ano que vem toda a legislação sobre juventude esteja completa, incluindo a criação do Fundo Nacional de Juventude. “Vamos efetivar de fato os 11 eixos estabelecidos no Estatuto da Juventude”.
No período da tarde, os gestores de juventude foram atualizados sobre os programas resgatados pela atual gestão da Secretaria Nacional de Juventude, entre eles o Estação Juventude 2.0, que está com edital aberto para que estados e municípios apresentem seus projetos. As inscrições devem ser feitas aqui e vão até o dia 02 de setembro. Serão investidos mais de R$ 11 milhões no programa e cada convênio poderá chegar ao valor de R$ 300 mil.
Na quinta-feira (24/08), os gestores vão ter a oportunidade de dialogar sobre as políticas públicas de juventude com os ministérios que administram diretamente programas como Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), Segundo Tempo, Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) e Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs), dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo