21 de nov. de 2017

Governo realiza cirurgia inédita no Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago

O Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro, realizou procedimento inédito.  Com investimentos do Governo do Estado, a execução da primeira cirurgia de artrodese cervical, em um paciente, vítima de fratura na coluna, foi executada na unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Um incidente provocou lesões graves na coluna de Aluides Murilo de Souza Soares. A rede em que ele estava deitado despencou. O tronco da árvore em que a rede estava amarrada soltou um galho, atingindo o pescoço do paciente. Após a queda, o paciente perdeu os movimentos dos braços e pernas.
O Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago realizou, pela primeira vez, a cirurgia de artrodese cervical. “A artrodese da coluna é um método de tratamento cirúrgico das doenças da coluna vertebral que causam instabilidade. Portanto, ao realizar o procedimento causa-se a estabilidade da coluna. Ele não vai voltar a andar imediatamente, mas com a coluna estável ele vai poder fazer as sessões de fisioterapias necessárias para retomar os movimentos e poder em breve, voltar a andar”, explicou o médico neurocirurgião Eustáquio Campos.
A cirurgia de artrodese cervical também pode ser benéfica em alguns casos de hérnia de disco quando há instabilidade da coluna. Pode ser realizada em qualquer segmento da coluna (cervical torácica ou lombar).
Neurocirurgia no Hospital de Pinheiro
A oferta dos serviços de neurocirurgia, tanto eletivas quanto cirúrgicas no hospital muda a realidade da população da baixada. O neurocirurgião Benedito Sabbak, que coordena as equipes que realiza esse tipo de procedimento no hospital, ressaltou que a oferta do serviço à população da região da Baixada Maranhense reduz a espera por atendimento.
“É muito importante que as pessoas saibam que em Pinheiro realizamos procedimentos cirúrgicos complexos como esse. O Socorrão em São Luís está sobrecarregado. Boa parte deles aguardando cirurgia, por isso, como médico não tenho como não ressaltar a importantíssima iniciativa do governo em possibilitar que em outras localidades problemas dessa natureza possam ser resolvidos. A inauguração desse serviço é um marco para a Baixada e demonstra a preocupação do governador com todo o estado”, disse o neurocirurgião Benedito Sabbak.
Desde que foi inaugurado em 2015, o Hospital Dr. Jackson Lago, localizado no município de Pinheiro, beneficia mais de 600 mil pessoas.  A unidade de saúde dispõe também de atendimento médico-hospitalar em cirurgia, clínica médica, nefrologia, oftalmologia, anestesia, gastroenterologia, pediatria, neurologia, cardiologia e ginecologia. O hospital também está à disposição dos casos mais graves e recebe pacientes de média e alta complexidade da região.
Municípios beneficiados com o Hospital Dr. Jackson Lago
Região de Pinheiro: Apicum-Açu, Bacuri, Bequimão, Cedral, Central do Maranhão, Cururupu, Guimarães, Mirinzal, Pedro do Rosário, Peri-Mirim, Pinheiro, Porto Rico do Maranhão, Presidente Sarney, Santa Helena, Serrano do Maranhão,Turiaçu, Turilândia.

http://vandovalrodrigues.com/
Região de Zé Doca: Amapá do Maranhão, Boa Vista do Gurupi, Candido Mendes, Carutapera, Centro Novo, Godofredo Viana, Governador Nunes Freire, Junco do Maranhão, Luis Domingues, Maracaçumé, Maranhãozinho, Presidente Médice, Centro do Guilherme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo