9 de jan. de 2018

AQUI TEM GESTÃO: O primeiro ano da Gestão Diva Silva e Luiz Cupim foi de muito TRABALHO e significativas MUDANÇAS em Centro Novo do Maranhão.

Administrar uma cidade nos dias atuais não é nada fácil, e são poucos os prefeitos e prefeitas que conseguem realizar um trabalho de qualidade com atual crise econômica pela qual o Brasil vem enfrentando. Os recursos estão cada vez mais reduzidos, quase não sobra, para investimos essenciais para uma agenda consiste de desenvolvimento.

No município de Centro Novo do Maranhão a realidade não é diferente, ainda mais quando a antiga gestão deixou a Prefeitura Sucateada, com recursos bloqueados,  sem nenhuma condição da atual Prefeita de Centro Novo do Maranhão, Diva Silva, desenvolver seu trabalho com qualidade. Mas a força de vontade, e o desejo por mudanças da Prefeita Diva Silva  e do vice-prefeito  Luiz Cupim, foi o início de um trabalho de grandiosos desafios para a Procuradoria Geral do Município e todos os Secretários Municipais, que não mediram esforços para que todos os problemas fossem resolvidos.

A Secretaria Municipal de Administração e Finanças, com todas as dificuldades durante o ano, desenvolveu um planejamento estratégico para que todas as ações fossem postas em prática, e todos os  recursos  disponíveis fossem utilizados com responsabilidade, principalmente com a folha de pagamento, evitando atraso de salários.

Um ano de muito trabalho superação, compromisso e responsabilidade com a população, que hoje comemora e reconhece os muitos avanços no primeiro ano da Gestão Diva Silva e Luiz Cupim.
EDUCAÇÃO



2017 foi um ano de muito trabalho e significativas mudanças na EDUCAÇÃO do município, e para comemorarmos as muitas conquistas, listamos aqui algumas das ações realizadas pela Prefeitura de Centro Novo do Maranhão.

- Reforma do Farol da Educação em parceria com a MCT Mineração e Grupo Avanco Resources.

- Pagamento do 'Rateio' para os professores referente aos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

- Reforma de Escolas da Sede, Povoados e Quadras do Município.

- Programa Escola Digna, parceria com o Governo do Estado, que proporcionou capacitação para Coordenadores Pedagógicos e Gestores Escolares do Município.

- Recuperação da frota de micro-ônibus Escolares que estavam em péssimas condições de uso para o transporte de alunos.

- Aquisição de novas carteiras escolares, kits merenda escolar, além de materiais permanentes, como quadros brancos, armários e arquivos.

- O dia 07 de Setembro, uma tradição que estava esquecida, e que foi resgatada com a realização do Desfile Cívico nos Povoados Chega Tudo, Limão e na Sede.

- O Programa Conecta Biblioteca que visa desenvolver atividades na biblioteca para  melhorar as práticas realizadas  Pública Municipal, e aumentar a frequência das pessoas no espaço de leitura.

- O Programa de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), que formou 180 alunos em sua primeira etapa. O programa tem como objetivo realizar a conscientização para a prevenção do uso de drogas e práticas de violência com crianças e adolescentes.

- No Dia das Crianças foi realizado a distribuição de presentes para as crianças em Escolas do Município.

- Elaboração do Plano Plurianual (PPA), que define as ações da SEMED para os próximos quatro anos de governo (2018-2021).

- O início da Formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, que contempla as modalidades Educação Infantil e ensino fundamental de 1º ao 3ºano.

- Festa para os professores de Centro Novo, com direito a viagem para Salinas, super churrasco e um grandioso coquetel com sorteio de muitos prêmios.

- Foi feito a adesão ao Programa Brasil Alfabetizado (PBA) do Governo Federal, que veio com a meta de alfabetizar o maior número de jovens, adultos e idosos do município.

- Gestão assinou  termo de cooperação do Programa de Regularização de Fluxo Escolar 'Avança', parceria com o Governo do Estado.

Em 2018, o trabalho continua, e juntos transformaremos nossa cidade em lugar cada vez melhor para se viver.


SAÚDE



A Secretaria Municipal de Saúde, em 2017 proporcionaou para a população um atendimento de qualidade com acesso para todos. Um ano de desafios e muitas melhorias na saúde de nosso município. Veja os muitos avanços no primeiro ano da nossa gestão.

- Conquista de uma ambulância totalmente equipada, doada pelo Governo do Estado, sendo que única que o município possuía estava sucateada.  

- Aquisição de uma S10 e um Mobi, veículos muito importantes, e que hoje facilitam bastante a prestação de serviço com mais qualidade para a população.

- Chegada de materiais permanentes, como longarinas, armários, macas, centrais de ar entre outros equipamentos de grande necessidade, e que há anos não se comprava.

- Consultas com médico várias vezes na semana, com distribuição de medicamentos e  laboratório de análises clínicas com milhares de exames já realizados.

- Inauguração da Unidade Básica de Saúde Bairro da Piçarra, beneficiando 735 famílias das imediações do Bairro da Piçarra.

- Reforma e reestruturação de três Unidades Básicas de Saúde no Município (Limão, Chega Tudo e Sede), que agora estão completamente equipadas para atender com qualidade todos os pacientes.

- Vários Mutirões de Glaucoma realizados com a parceria do Governo do Estado, com várias pessoas atendidas.

- Adesão do Programa Farmácia Viva, que tem  como objetivo principal, orientar a população, de forma técnica, a fazer o uso correto das plantas medicinais, em conjunto com outros medicamentos.

- Programa Saúde na Escola (PSE) com ações voltadas para a prevenção e conscientização sobre os cuidados com a saúde que os alunos devem ter.

- Realizada a 7ª Conferência Municipal de  Saúde, onde foi discutido junto à sociedade civil e organizada de ações que irão contribuir para a solução de problemas enfrentados pelos SUS.

- Agosto Dourado que através de plastras com os profissionais sobre a importância do Aleitamento materno. 

- O Outubro Rosa mês de conscientização das mulheres para a prevenção do câncer de mama e colo de útero.

- O Novembro Azul mês dedicado para a promoção da Saúde do homem, através de palestras de orientação sobre câncer de próstata.

- Dezembro é o mês em que é celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Aids, onde foi lançado a campanha de conscientização sobre prevenção e tratamento da doença, o Dezembro Vermelho.

- Equipes de Saúde participaram do Mutirão da Cidadania, realizando diversos atendimentos, como consultas, distribuição de medicamentos, palestras educativas sobre a Saúde Bucal, em Quadras e Povoados do município.

- Instalação de sistema de TV, com diversos canais, para o entretenimento dos pacientes  estão na fila de espera, na Unidade Básica de Saúde dos Povoados Chega Tudo, Limão e Sede.

- Centro Novo do Maranhão atinge meta de imunização contra influenza ficando em segundo lugar na Regional de Zé Doca.

Secretaria municipal de Saúde realizou campanhas de vacinação nas escolas municipais.

- Essas e muitas outras conquistas em 2017, mostram nossa responsabilidade e compromisso com o desenvolvimento de Centro Novo do Maranhão. Em 2018 continuaremos firmes no propósito de levar até você Saúde de Qualidade.

ASSISTÊNCIA SOCIAL



Nosso Principal objetivo em 2017, na Secretaria Municipal de Assistência Social, foi Cuidar das Pessoas, e foi o que fizemos com vontade, empenho, compromisso e responsabilidade. Hoje agradecemos e mostramos para vocês algumas das realizações no primeiro ano da nossa Gestão.

- Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) Centro do Irineu (Sede), Cacual (Povoado Limão) e Vila Itamataré (Povoado Chega Tudo) em funcionamento.

- Distribuição de cestas básicas como benefício socioassistencial para atender necessidades advindas de situações de vulnerabilidade temporária.

- Garantia do direito para o Benefício da Prestação Continuada (BPC) atende idosos e pessoas com deficiência.

- Emissão da Carteira do Idoso que fornece desconto ou gratuidade no transporte para que o idoso tenha acesso à passagens interestaduais nos transportes rodoviário, ferroviário e aquaviário.

- O CAD Único atualizou e realizou diversos novos cadastros para oferecer benefícios sociais dos governos federal, estadual e municipal.

- Realização do Mutirão da Cidadania em Povoados e Quadras do Município, com diversos serviços oferecidos às comunidades, como corte de cabelo, emissão da carteira de identidade, consultas médicas, cuidados com a beleza, palestras, entre outros atendimentos.

- Entrega de Kits Bebês para as gestantes atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), nos três CRAS, onde todas as mamães, nos meses finais da gestação recebem o kit, e ainda são acolhidas pelos CRAS e realizam atividades de acompanhamento e orientação com profissionais sobre quais os cuidados devem ser tomados para um gravidez saudável.

- Acolhimento dos idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que promoveu inúmeras atividades que foram desde da prática de exercícios físicos, oficinas, apresentações culturais em praça pública até atendimentos médicos, com teste de glicemia, aferição da pressão arterial, realizados pela Força Estadual de Saúde do Maranhão.

- Implantação do Programa Criança Feliz, que visa realizar visitas domiciliares, por meio de técnicas capacitadas, fazendo o acompanhamento para estimular o desenvolvimento das crianças de 0 a 6 anos.

- Reestruturação do Conselho Municipal de Assistência Social ( CMAS) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com a posse de um novo Conselheiro Tutelar.

- Vários  atendimento realizados pela SEMAS nas Aldeias Indígenas do Município, como emissão da Carteira de Identidade, Cadastro Único entre outros serviços prestados.

- Grandioso ato público foi realizado no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, uma importante parceria SEMAS com o Conselho Tutelar e Secretaria de Educação.

- Várias atividades realizadas com as crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), nos Centros de Referência de Assistência Social.

- Ação realizada pelos CRAS em comemoração ao dia internacional da Mulher, onde aconteceu várias palestras com sorteio de muitos prêmios.

- SEMAS promoveu Capacitação para os  colaboradores durante o ano de 2017, tendo como objetivo orientar e qualificar os  funcionários para a melhoria da qualidade do desenvolvimento das ações.

- SEMAS, por meio Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizou VII Conferência Municipal de Assistência Social, que teve como tema a Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS.

- Os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), são beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), recebendo produtos vindos da Agricultura Familiar.

- No Outubro Rosa, a SEMAS promoveu Aulão de Zumba Aeróbica na Praça José Alencar para estimular a prática de exercícios físicos e conscientizar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama e colo de útero.

2018 sem dúvidas será um ano de mais conquistas para a melhoria da qualidade de vida da nossa população, pois continuaremos firmes cuidando das pessoas com muito amor e dedicação.
CULTURA



A Secretaria Municipal de Cultura e Igualdade Racial, em 2017 realizou grandiosas ações que transformoram a Cultura de nosso município. Um ano de valorização das muitas manifestações culturais, com a realização de muitos eventos voltados para o entretenimento, e de importantes conquistas que estão promovendo o desenvolvimento cultural em Centro Novo do Maranhão.

Realização do Carnaval da Alegria, onde os foliões dos Povoados Limão, Chega Tudo e Sede durante quatro noites se divertiram ao som de bandas locais, atração da Bahia e a Banda Miragem.

Realização de Oficina de Organização da Cadeia Produtiva do Artesanato e trabalhos manuais, parceria Secretaria municipal de Cultura e Governo do Estado.

Reforma do Farol da Educação, que agora é administrado pela Secretaria Municipal de Cultura, um Parceria Prefeitura de Centro Novo e MCT Mineração e Grupo Avanco Resources.

Secretaria de Cultura realiza o inesquecível dias da Mães, promovendo as distribuição de milhares de presentes nos Povoados, quadras e na sede do município, uma parceria com a Secretarias municipais de Educação e  Administração e finanças.

Realização do São João para Todos, que foi bastante elogiado por ser um dos mais bonitos da região, com uma variada programação com diversas atrações locais e estaduais e muitos shows.

A Cavalgada dos Criadores do Povoado Limão teve o total apoio da Secretaria Municipal de Cultura. O evento reuniu milhares de Cavaleiros, Amazonas e Vaqueiros, amantes dos esportes equestres de toda a região.

A Banda Marcial de Centro Novo do Maranhão, no Desfile Cívico de 07 Setembro, foi Coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura, sendo de grande destaque na Cidade, pois contagiou a todos a sincronia de ritmo de cada instrumentos, muito bem ensaiados pelos componentes, sem falar nos trajes dos jovens da manda, nas Cores vermelho e branco, algo que diferenciou o evento.

No aniversário de 23 anos de Centro Novo do Maranhão, a Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, promoveu três dias de uma programação variada, com inauguração de obra, competições esportivas, um super show gospel com a Banda Expresso Pentecostal, e no último dia show da Banda ATX, Miragem e Wandi Rey.

Em 2017 todos os eventos realizados pela Prefeitura de Centro Novo do Maranhão, contaram com a impecável ornamentação feita pela brilhante equipe da secretaria de Cultura. Foram diversas formaturas, audiências, conferências, o Carnaval, o São João, o Aniversário da Cidade, entre outras ações.

Realização da Feira da Economia Solidária com a venda de artesanatos fabricados pelo Grupo de Mulheres 'Fazendo Arte e Gerando Renda', uma parceria com Governo do Maranhão.

Em 2018, continuaremos trabalhando para levar até você mais cultura, alegrias e muita diversão.
INFRAESTRUTURA E URBANISMO (OBRAS)



Estamos construindo uma cidade melhor para se viver. Nosso trabalho está chegando nos quatro cantos do município, e já são inúmeras ações que estão transformando nossa Cidade. Veja aqui algumas das realizações que fizemos em 2017 para o benefício da nossa gente.

- Recuperação das pontes do Igarapé Cachoeiro e Sassuita, entre Chega e Sede, Quadra 30 Castelo Branco,   Quadra 40 Cipoeiro, Quadra 35 do Limão, Quadra 25 Jerusalém, Quadra 25 Duque de Caxias, além do início da construção em de uma ponte na Quadra 25 Jutaitiu e a implantação de novos bueiros na Quadra 30 e 25.

- Recuperação dos Poços e Bombas em todo o município, onde é feito um trabalho contínuo de manutenção para garantir água para todos.

- Ao longo do ano foram realizados mutirões de troca e a instalação de novas lâmpadas, reparo de Braçadeiras em  todo o município, e o trabalho continua para  que a cidade tenha uma Iluminação Pública de qualidade.

- O antigo Lixão localizado nas proximidades da rua Tiradentes, foi transferido para um local distante do centro urbano, e breve o espaço que hoje está totalmente limpo servirá para plantio de plantas de diferentes espécies.

- Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo por meio de empresa terceirizada realiza constantemente a limpeza das vias urbanas, com a retirada de entulho dos canteiros centrais, além das equipes que coletam o lixo diariamente.

- No início do ano recuperação das  Estradas, Sede/ Chega Tudo,  Sede/Limão, ainda a Construção da estrada Chega Tudo/Cigana, e demais recuperações como, as Estradas Chega Tudo/  Quadra Cinquentinha do Elías, Quadra 55/ Bom Lugar, Barro Branco/Divisa com Centro do Guilherme, Barro Branco/ Quadra 55. Além da parceria com a Mineradora Júnior  Garimpeiro, que  realizou a recuperação  da estrada  Cipoeiro/Chega Tudo. E já em fase de construção a Estrada Cipoeiro/Pico Eixo, uma parceria com  comunidade dessas localidades.

- Construção do Prolongamento da Rua Tiradentes, que da acesso a estrada que liga a Sede ao Povoado Chega Tudo, uma importante parceria com a MCT Mineração e Grupo Avanco Resources. A obra contou com aterramento, terraplanagem, instalação de bueiros e empiçarramento.

- Recuperação das Estradas da Vila Maranta e Vila Pedrolândia, em parceria com a Prefeitura de São João do Carú, proporcionando muito mais comodidade para os moradores dessas localidades.

- Chegada de uma Motoniveladora (Patrol) no município doada pelo governo do Maranhão, que agora está contribuindo para a recuperação das vias urbanas e rurais do município.

- Monitoramento das obras de reforma de Escolas do Município.

Hoje comemoramos os muitos avanços, com a certeza de que em 2018 conseguiremos chegar mais longe, levando infraestrutura e mais qualidade de vida para a população de Centro Novo do Maranhão.

ESPORTE E LAZER


A Mudança está acontecendo, e no Esporte já é possível perceber significativas transformações. Em 2017 trabalhamos para incentivar e apoiar nossos jovens atletas para a prática do esporte. Veja aqui as muitas conquistas em nosso primeiro ano de Gestão.

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer apoio a terceira edição da Trilha Ecológica do Povoado Limão, que contou com a presença de vários trilheiros de várias cidades da região, onde teve uma variada programação com excelente premiação é um percurso desafiador para os profissionais e iniciantes.

Foi realizado Campeonato de Veteranos versão 2017, onde times do município participaram de uma competição diferenciada, que contou com uma excelente premiados, equipes participantes preparadas, o que proporcionou aos torcedores partidas cheias de emoção com as incríveis jogadas.

Durante o 11° Festival da Piaba, realizado no Povoado Barreira Vermelha, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, promoveu um Super Torneio de Futebol de campo masculino e feminino, onde equipes de toda a Região participaram da competição, que contou com uma ótima premiação.

Atletas do Município participaram do 8° Circuito de Corridas Farmácias Pague Menos em São Luís, que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, onde os desportistas receberam auxílio logístico necessário, hospedagem, tudo para que todos tivessem bom desempenho durante a competição.

Alunos de Centro Novo do Maranhão participaram da Etapa Regional da Baixada dos Jogos Escolares Maranhenses – JEMs 2017 na Cidade de Pinheiro, competição promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), com total apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, realizou o Campeonato Municipal de Futebol de Campo versão 2017, e no penúltimo dia de 2017, aconteceu a grande final, com a disputa do título  entre as equipes finalistas da competição Cruzeiro X São Paulo. O futebol de Centro Novo do Maranhão vem ganhado visibilidade na região, por ter times preparados, o que tornou o  compeonato, um dos melhores já realizadas no município.

Foi realizado com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, a IV Maratona de Armadores do Povoado Limão, onde atletas do município mostraram garra e determinação ao realizarem uma prova desafiadora, com um grande percurso de muitos obstáculos.

Algumas das nossas ações que destacaram o esporte de Centro Novo do Maranhão para a Região. Em 2018 vamos trabalhar ainda mais, para promover a melhoria da qualidade de vida da nossa população por meio do Esporte.

MEIO AMBIENTE


Na primeira semana de 2018, mostramos para vocês algumas das principais ações do Governo A Mudança Se Faz Com Trabalho realizadas em 2017. Um trabalho de muitos desafios e grandes transformações, que a cada dia tornam nossa cidade um lugar melhor para se viver. Veja agora realizações importantes feitas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Participação do 1° Encontro do Pro-Comitê da bacia hidrográfica do Rio Turiaçu onde Centro Novo do Maranhão e outras 15 cidades são integrantes da bacia hidrográfica do rio, sendo discutido a necessidade de se trabalhar a preservação dos recursos hídricos do Rio Turiaçu.

Visita aos garimpos da região de Centro Novo, onde foi realizado a conscientização dos garimpeiros para a preservação dos igarapés e rios próximos das unidades de exploração.

Durante o 11° Festival da Piaba, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou a sinalização com placas indicativas para o local de armazenamento do lixo, orientando os visitantes e a própria comunidade durante o evento sobre a importância da preservação.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou a remanejamento dos feirantes e vendedores ambulantes da Avenida JK em frente a Igreja Católica, para as proximidades da Praça José Alencar, o garante muito mais comodidade e segurança principalmente para os consumidores.

Foi realizado também em parceria com a empresa responsável pela limpeza e coleta de lixo da cidade e outras Secretarias parceiras, a distribuição de panfletos orientativos sobre o armazenamento correto do lixo, e o calendário de coleta durante a semana no município.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou vários atendimentos para o Cadastro Ambiental Rural (CAR), que trata-se de um registro público eletrônico de âmbito nacional e obrigatório para todos os imóveis rurais.

Estaremos trabalhando muito mais em 2018, para transformar nosso município em lugar sustentável, onde todos possam viver em uma cidade, verde, limpa e consciente de seus deveres para a proteção do Meio Ambiente.
AGRICULTURA


A Secretaria Municipal de Agricultura de Centro Novo do Maranhão, realizou em 2017 grandes ações que tiveram como objetivo facilitar a vida do homem do campo, levando para as comunidades a facilidade do crédito rural, incentivando o empreendedorismo e o fortalecimento da agricultura familiar. Veja aqui algumas das conquistas na agricultura para o benefício da nossa população.

Parceria Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Agricultura garantem merenda escolar de qualidade, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), beneficiando muitos agricultores onde parte dos vem diretamente da agricultura familiar.

Com o objetivo de fortalecer os empreendimentos rurais das regiões Turi, Gurupi e Litoral Oeste Maranhense, onde Centro Novo do Maranhão está inserido, a Unidade Regional do SEBRAE de Santa Inês promoveu Encontro Técnico para as Secretarias Municipais de Agricultura participantes da capacitação.

A Secretaria Municipal de Agricultura participou do Lançamento do Projeto de Extensão Inova Leite, que é viabilizado e pensando por docentes do IFMA/ Campus Zé Doca, onde Centro Novo do Maranhão foi uma das cidades da região beneficiadas, e que agora terá a capacitação para a produção, comercialização e distribuição do Leite e seus derivados.

Secretaria Municipal de Agricultura de Agricultura, realizou por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o fornecimento de alimentos oriundos da agricultura familiar, que atenderam entidades cadastradas, e uma  delas foram os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do Município, o que beneficiou os usuários dos Serviços de Convivência Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

A Cidade conta com a Feira da Agricultura Familiar, uma parceira com o Governo do Estado, que tem por objetivo beneficiar agricultores do Município, onde todos foram centralizados para poderem comercializar seus diversos produtos de forma muito mais cômoda, principalmente para os consumidores.

Muitos agricultores foram beneficiados com serviços de arado em suas propriedades. O trabalho de beneficiamento para agricultura familiar aconteceu com a utilização de um trator devidamente equipado com arado, garantindo o preparo para o plantio de milhares de héctares de terra.

Foi realizado o curso de plantio, cultivo, beneficiamento e comercialização da mandioca, uma parceria com o Governo do Maranhão, que certificou e capacitou jovens e adultos do Município.

A Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com o Banco do Nordeste, promoveu a renegociação e a realização de novos créditos rurais, o que proporcionou significativas melhorias na vida do Agricultor de Centro Novo do Maranhão.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) realizaram a 1ª Plenária de Segurança Alimentar e Nutricional de Centro Novo do Maranhão, com o tema: Comida de Verdade no Campo e na Cidade.

São ações como essas que proporcionam mais qualidade de vida para nossa gente, e que em 2018 continuarão sendo realizadas com o mesmo empenho, compromisso e responsabilidade pela equipe da Secretaria Municipal de Agricultura.


TURISMO


Nossa Cidade é linda por natureza, e tem grande potencial turístico. Em 2017 foram muitas ações que destacaram nosso município no mapa turístico Brasileiro. Veja aqui algumas das importantes conquistas da Secretaria Municipal de Turismo para Centro Novo do Maranhão.

A 3ª Trilha Ecológica realizada no Povoado Limão, e teve o apoio da Secretaria Municipal de Turismo. O evento contou com a participação de trilheiros de Maracaçumé, Junco do Maranhão, Amapá do Maranhão, Boa Vista do Gurupi, Nova Olinda, Presidente Médici, entre outros municípios da região.

A Secretaria Municipal de Turismo visando  o desenvolvimento econômico das  comunidades do município, realizou no Povoado Barreira Vermelha, onde acontece o já tradicional Festival da Piaba, uma reunião com os moradores, para tratar da organização da 11ª Edição do festival, onde foi priorizado a venda de bebidas, pratos típicos e a tradicional Piaba frita, exclusivamente pelos próprios moradores, como forma de promover a geração de renda na localidade nos dias do evento.

O São João Para Todos, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Igualdade Racial, contou com a parceria da Secretaria Municipal de Turismo, onde a população de Centro Novo do Maranhão e visitantes vindos de outras cidades, puderam prestigiar o Melhor São de Todos os tempos realizados no município, que inclusive foi destaque em vários meios de comunicação da região.

A Secretaria Municipal de Turismo realizou o 11° Festival da Piaba, no Povoado Barreira Vermelha, onde milhares de pessoas durante dois dias se divertiram com uma programação, que contou com torneio de futebol masculino e feminino, corrida de jegue, disputa, quem pesca a maior Piaba e o desfile para a escolha da Garota Piaba 2017, além de muita festa e a tradicional Piaba Frita. Tudo bem planejado e organizado, o que foi motivo de muitos elogios por parte da população e turistas.

Uma grande conquista para o município foi a inclusão de Centro Novo do Maranhão ao Polo Amazônia Maranhense, juntamente com os municípios de Carutapera e Luís Domingues. A cidade possui grandes potencialidades, como por exemplo, o Ecoturismo, que por tantas belezas passou a integrar pela primeira vez o mapa turístico Brasileiro.

A Secretaria Municipal de Turismo participou em São Luís de um evento voltado para o Turismo. No evento foi feito a distribuição de panfletos informativos sobre os atrativos turísticos de Centro Novo do Maranhão, como os eventos da cidade, a cultura, a gastronomia,  as belezas naturais, o artesanato, a cultura indígena, o Rio Gurupi, entre outros aspectos que destacam as potencialidades turísticas da cidade.

No Aniversário de 23 anos de Centro Novo do Maranhão, a Secretaria Municipal de Turismo realizou a primeira edição do Projeto Aniversariando Com a Cidade, uma importante parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Departamento de Comunicação, que apresentou para a população um pouco da história do município, através de vídeos, poemas, dança, música, jograis, exposições fotográficas, revista, paródias e pinturas em tela.

Em 2018 estaremos trabalhando ainda mais para desenvolver o Turismo em Centro Novo do Maranhão, visando promover a geração de emprego e renda e capacitação para os moradores das localidades com potencial turístico.


Além das Secretarias Municipais, os Departamentos também promoveram atendimento de qualidade para a população, e os serviços prestados estão contribuindo para os muitos avanços no município.

DEPARTAMENTO DE DOCUMENTAÇÃO

De julho até Dezembro foram emitidas 800 carteiras de identidade com diversos atendimentos realizados em todo o município.

DEPARTAMENTO DE TRIBUTOS

Milhares de atendimentos realizados voltadas para legalização dos empreendimentos na cidade, através do sistema de arrecadação.

DEPARTAMENTO SUPRIMENTOS E ALMOXARIFADO

Realização da distribuição e controle do estoque de suprimentos perecíveis, materiais de expediente e permanente, para o bom funcionamento dos órgãos públicos.

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

A Realização da cobertura de todas as ações e eventos da prefeitura de Centro Novo do Maranhão, com uma divulgação diferenciada através da internet. 

COORDENADORIA DA MULHER

Durante o ano, muitos cursos foram ofertados para a melhoria da qualidade de vida das de mulheres do Município.

Foi inaugurada a SALA DO EMPREENDEDOR que agora vai facilitar a vida do microempreendedor individual.

DEPARTAMENTO DE TERRAS

Setor responsável pela regularização de terrenos e imóveis no município, que realizou diversos atendimentos voltados para a garantia dos direitos e o cumprimento dos deveres de cada cidadão.

DEPARTAMENTO DE TRANSPORTES

O setor garantiu com qualidade a manutenção e recuperação de vários veículos, muitos deles sucateados, que hoje estão atendendo a população.



Fonte: DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA DE CENTRO NOVO DO MARANHÃO
Edição de Texto e Imagem: ORLEAN BASTHUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo