26 de mar. de 2018

Programa Conecta Biblioteca chega em mais cinco municípios do Maranhão.


Bibliotecas municipais de Icatu, Penalva, São Francisco do Brejão, João Lisboa e Lago do Junco estão entre as dezenas de bibliotecas públicas de todo o Brasil selecionadas para participar do programa Conecta Biblioteca em 2018. O resultado foi anunciado esta semana no site recode.org.br.

O objetivo do Conecta Biblioteca é atrair um número maior visitantes para as bibliotecas públicas, com foco no público entre 14 e 29 anos em situação de vulnerabilidade social.

O programa oferece aos bibliotecários e profissionais desses espaços uma capacitação de dois anos, com módulos presenciais e à distância, em temas como pesquisa, gestão participativa, estratégias de comunicação e captação de recursos.

No Maranhão já fazem parte do programa as bibliotecas públicas dos municípios de Pedreiras, Centro Novo do Maranhão, Codó, Fortaleza dos Nogueiras, Aldeias Altas e São José de Ribamar, selecionadas em 2017.

A experiência da bibliotecária Maria Inês Morais Frazão no Conecta foi fundamental para aumentar a frequência na Biblioteca Pública Mário Andrade, na cidade de Centro Novo do Maranhão.

“Com as práticas compartilhadas junto aos colegas de todo o Brasil e olhando a nossa realidade passamos a planejar novas ações, uma delas foi a realização de programação diversificada, com atividades de dança, música, exposição de artesanato, recital de poesia, oficinas e cursos de iniciação digital, tudo isso tem destacado a importância da biblioteca na comunidade”, relatou Maria Inês.

Sistema estadual de bibliotecas
A articulação entre as bibliotecas e o programa é realizado pela Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), que coordena o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, orienta os gestores e incentiva a formação continuada.

Para a diretora da Biblioteca Benedito Leite, Aline Nascimento, a parceria com o Conecta contribui de forma determinante para execução das políticas de livro, leitura e literatura no estado. “Cada município que participa passa a integrar uma grande rede de aprendizado e troca de experiências, ampliando a presença da biblioteca em suas comunidades”, ressaltou.

Em 2017 a coordenação do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas visitou todas as cidades selecionadas pelo Conecta. “Acompanhamos de perto o trabalho realizado, reunimos com os prefeitos e secretários de educação para falar sobre a importância do programa, uma forma de incentivar o trabalho e uma gestão mais participativa”, conclui Aline.

O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, que tem por objetivo ampliar e fortalecer as bibliotecas no Maranhão, foi sancionado pela Lei nº 10.613, de 05 de julho de 2017. Fazem parte do Sistema todas as bibliotecas municipais, que hoje somam 158 municípios, além dos faróis do saber e bibliotecas comunitárias.

Conecta

O ‘Conecta Biblioteca’ é uma realização da ONG Recode e da Caravan Studios, com patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates e apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura.

A iniciativa reúne organizações sociais, governo e setor privado para incentivar a relevância e o impacto social das bibliotecas públicas principalmente entre o público jovem do Brasil.

Fonte: SEDUC Maranhao
http://blogorleanbasthuscn.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo