29 de mai. de 2018

Escola Municipal João Do Vale É Inaugurada No Povoado Oito Mil Em Turilândia


Em Turilândia, mais uma Escola Municipal  foi entregue hoje (22),  pelo Prefeito Alberto Magno através do Governo do Maranhão aos moradores do povoado Oito Mil.
A Escola Municipal João do Vale, no povoado Oito Mil, faz  parte das ações do Programa Escola Digna, promovido pelo Governo do Maranhão, onde substitui antigas escolas de taipas e barracões por prédios de alvenaria com estrutura adequada para o ensino em parceria com a Prefeitura municipal. Essa escola já é a terceira entregue pelo governo Flávio Dino durante a gestão do prefeito  Alberto Magno.
O novo equipamento escolar, construído com investimentos de mais de R$ 388 mil, beneficiará mais de 40 estudantes, na Educação infantil e Ensino Fundamental, com aulas nos turnos matutino e vespertino.
A estrutura conta com duas salas de aula, secretaria, cozinha, banheiros, pátio, entre outros espaços adequados à prática escolar. Que atenderão às necessidades de estudantes não só do povoado Oito Mil, mas, também, de crianças e jovens de pelo menos mais três povoados vizinhos: Cinco Mil, Pau de Canoa e Boa Vista.
O coordenador geral da E. M. João do Vale, Alessandro Luís Pinheiro Silva, revela que a espera da população de Oito Mil, por uma nova escola já durava muitos anos e antes do novo prédio os alunos já tiveram aulas em espaços divididos com a igreja da comunidade, um espaço de eventos e até um barracão improvisado.
“Primeiro nossos alunos tinham que andar oito quilômetros até o povoado de Bacabeira para assistir aulas, depois passamos mais doze anos em casas alugadas pela prefeitura. Agora essa escola aqui traz um avanço, não só para a nossa comunidade, mas, também, para povoados próximos”, disse o coordenador.
Para o prefeito Alberto Magno, essa foi mais uma conquista, fruto do trabalho e parceria com o Governo do Estado. O prefeito relembrou ainda que a substituição das escolas de taipas e a construção de prédios escolares, foi uma das promessas de campanha, por julgar a educação como o principal alicerce do desenvolvimento de uma sociedade. O mesmo acredita que com prédios e estrutura adequada, os professores poderão ensinar com mais qualidade e os alunos terão mais oportunidades para o aprendizado.
A senhora Clemilda Pinheiro Silva,relata que após a fundação do povoado, durante a gestão do ex prefeito Teodoro Gusmão, através do festejo de São Miguel,  o padre local decidiu que os alunos deveriam aprender na  antiga igrejinha, após algum tempo, a escola foi transferida para um barracão e na gestão de Domingos Curió, se  mudou para uma casa alugada para este fim. A escola em prédio até a presente data, onde o prefeito Alberto Magno e o Governador Flávio Dino, olharam para as dificuldades dos estudantes e professores e construíram a escola municipal e a nomearam de João do Vale.  


Ainda durante a inauguração da escola, houve a entrega de certificado para os professores de Turilândia que participaram  da Formação Continuada da Assessoria Técnico Pedagógica do Programa Escola Digna, eixo Gestão Escolar.


Após a inauguração da escola, foi inaugurado o abastecimento de água no povoado, que beneficiará diversas famílias além dos alunos da escola.


A inauguração da Escola Municipal João do Vale, contou com a presença do subsecretário de Estado da Educação, Danilo Moreira, do prefeito de Turilândia, Alberto Magno, sua filha, Drª Tânya Mendes, o vice prefeito, Gonzaga Ferraz, vereadores, a secretária de educação,Soraya, estudantes, professores e comunidade do município.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo