8 de mai. de 2018

Inscrições para o Enem 2018 estão abertas


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) abriu, nesta segunda-feira (7), as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. Interessados, isentos ou não do pagamento da taxa, têm até o dia 18 de maio para se inscrever.

– Faça sua inscrição
A taxa é no valor de R$ 82 e pode ser paga até 23 deste mês.

Isenção

O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição e de justificar ausência da edição passada terminou no último dia 15 de abril. Segundo o Ministério da Educação (MEC), 87% dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem foram aprovados.

Ao todo, 3.818.663 pessoas solicitaram a isenção da taxa, um número inferior ao registrado no Enem 2017, quando 4,7 milhões obtiveram o benefício. Apesar do número menor, o benefício passou a incluir este ano os participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017 que obtiveram proficiência nas áreas de conhecimentos nas quais se inscreveram.

Entre os solicitantes para 2018, 3.318.149 tiveram os pedidos aprovados sem necessidade de recurso. Das 500.513 que tiveram a solicitação reprovada, 35.437 entraram com recurso e, desses, 26.339 foram aprovados e conseguiram a isenção, elevando para 3.361.468 o número total de participantes isentos.

É importante frisar que ter o pedido de isenção aceito não significa que o estudante está automaticamente inscrito no Enem: todos ainda precisarão se inscrever entre os dias 7 e 18 de maio.

Provas

O Enem, que completa 20 anos em 2018, será aplicado em dois domingos seguidos: nos dias 4 e 11 de novembro.

A distribuição das provas não mudou: no primeiro domingo, dia 4, serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, com 5h30 de duração; já no segundo domingo, dia 11, será a vez das provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 5h de duração, 30 minutos a mais do que no ano passado.

O exame no domingo normaliza a prova para os sabatistas, que tradicionalmente tinham de esperar até as 19h do sábado para iniciá-la.

Remarcação do exame

Segundo o edital deste ano, o participante que tiver problemas logísticos durante a aplicação poderá solicitar reaplicação do exame em até cinco dias úteis após o último dia de aplicação. Os casos serão julgados individualmente pela Comissão de Demandas.

Em 2017, cerca de 3,5 mil estudantes tiveram que refazer as provas em outra data por problemas como falta de energia nos locais do exame.

Redação

De acordo com o Inep, a nota da redação, entre zero e mil pontos, respeitará os critérios dispostos no portal do instituto e na Cartilha do Participante – Redação no Enem 2018, que será publicada posteriormente com detalhamento das cinco competências avaliadas.

“A correção respeitará a decisão da Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministra Carmem Lúcia, em novembro de 2017, para garantir tranquilidade aos participantes”, explicou.

Enem

Desde que foi criado pelo MEC em 1998 para avaliar o desempenho dos estudantes ao final do Ensino Médio, o Enem é usado como alternativa ou complemento dos vestibulares por muitas universidades brasileiras. A partir das alterações implementadas em 2009, o Enem passou a substituir o vestibular das universidades federais e de outras instituições de ensino públicas e particulares, além de escolas de ensino técnico.

Alguns programas que as notas do Enem podem ser usadas para conseguir uma vaga na universidade são o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni) ou para receber um empréstimo é o Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies).

Outras informações podem ser encontradas no edital do Enem 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo