26 de nov. de 2018

Prefeita Diva Silva participa de reunião para redefinição do limite territorial entre Centro Novo do Maranhão e Centro do Guilherme.

Na tarde de sábado (24), a Prefeita de Centro Novo do Maranhão, Diva Silva, juntamente com Sectários Municipais e o Líder Político Domício Gonçalves, esteveram na Quadra 35 Beira Rio, em uma importante reunião com objetivo de discutir com a comunidade, a redefinição de limite e divisa territorial, entre os municípios de Centro Novo do Maranhão e Centro do Guilherme.

Na reunião estiveram presentes, juntamente com a Prefeita Diva Silva, os Secretários Municipais de Administração e Finanças, Getúlio Serra, Raimundo João, de Cultura e Agricultura, Gregorio Mendes, e de Centro do Guilherme, estiveram presentes, vereadores representando o Prefeito. Os moradores das Quadras 35 Beira Rio e 35 Sabiá, estão sob responsabilidade e competência político-administrativa do município de Centro do Guilherme.

Desde da emancipação política dos dois municípios, e a não definição exata dos limites territoriais entre as duas cidades, a Prefeitura de Centro Novo do Maranhão em gestões anteriores, realizou obras e ações que desenvolveram e proporcionaram uma melhoria da qualidade de vida da população residente nas comunidades que estão na divisa entre os municípios.

Com o passar dos anos e a realização de Censos Demográficos, realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi constatado a permanência das comunidades em territorial Guilhermense, dando a responsabilidade para Centro do Guilherme sob as Quadras 35 Beira Rio e Sabiá, e com isso impossibilitou a Gestão de Centro Novo do Maranhão trabalhar pela população.

No Maranhão, o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), é o órgão responsável por produzir e manter atualizada a Base Cartográfica do Estado. O Instituto executa atualmente o Projeto de Atualização Cartográfica dos Municípios do Maranhão, previsto no Artigo 18 § 4º, da Emenda Constitucional n.º 15/96, que delega aos Estados a responsabilidade pelos atos que consolidam a divisão político-administrativa de seus municípios.

Na reunião, a população foi consultada sobre em qual dos dois municípios, a mesma deve pertencer, onde demonstraram interesse em pertencer ao município de Centro Novo. Na ocasião foram recolhidas assinaturas, que depois do comum acordo entre a Prefeita de Centro Novo do Maranhão e o Prefeito de Centro do Guilherme, a decisão da população e das duas Prefeituras, será encaminhada por meio do IMESC para a Assembleia Legislativa do Maranhão, que passará por votação.

A Prefeita Diva Silva destacou o desafio e a necessidade de resolver a situação territorial o mais rápido possível. " Já realizamos várias reuniões com a comunidade, e junto com os vereadores de Centro Novo, demonstramos interesse em lutar para que as Quadras 35, pertençam ao nosso município, para isso é preciso ouvir as pessoas, pois são as moires interessadas na resolução desse problema. Nosso próximo passo é começar um diálogo com o prefeito de Centro do Guilherme, e juntos chegarmos à um acordo, para o benefício da população, e com isso lutaremos junto aos órgãos competentes, para que de fato possamos desenvolver um trabalho para benefício dessa população, que é o nosso maior objetivo", destacou.


http://blogorleanbasthuscn.blogspot.com/













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo