23 de jan. de 2019

começou as inscrições no Sisu; confira as vagas no Maranhão

Mais de 200 mil vagas estão disponíveis em 129 instituições de ensino superior, em todo o país. A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) está ofertando 2.463 vagas.

Foto: Reprodução
Após horas, dias e meses de estudo e de ter conseguido ser classificado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), chegou a hora de finalmente escolher o curso que desejar fazer. Começam nesta terça-feira as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada, SiSU, que, nesta edição, ofertará 235.476 vagas, em 129 instituições de ensino superior, em todo o país. Para quem deseja ingressar na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), serão 2.463 vagas, distribuídas entre os campi de Bacabal, Chapadinha, Imperatriz, Pinheiro e São Luís. 

Até o dia 25 de janeiro, o candidato pode se inscrever pelo site do Sisu, neste link. O resultado dos aprovados sairá no dia 28 de janeiro, e as matrículas serão realizadas entre os dias 31 de janeiro e 4 de fevereiro, no respectivo campus de aprovação. Em São Luís, será realizada no Centro Pedagógico Paulo Freire. 

Preenchimento de cotas passará por avaliação

Sobre as vagas reservadas de acordo com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas) e vagas destinadas às demais ações afirmativas da instituição, no ano passado a UFMA recebeu várias denúncias da comunidade indígena de preenchimento de vagas de forma indevida, o que gerou um movimento dessa comunidade, e a criação da Resolução Nº 1710- Consepe, que está em vigor desde o segundo semestre no ano passado e que regulamenta a aferição da autodeclaração indígena para processo de ingresso na UFMA. A Resolução institui uma Comissão de Validação que verifica, em caráter complementar, a autodeclaração de candidatos a vagas reservadas a indígenas.

“Além da autodeclaração, que já é um critério nacional, o candidato deverá apresentar uma declaração assinada por duas lideranças indígenas de sua comunidade ou um declaração da Funai-MA. Alem disso, ele será submetido a uma entrevista e caso a Comissão necessite de mais algumas informações ela vai solicita e dar prazo para o candidato apresentar", explicou a pró-reitora de Ensino da UFMA. Dourivan CÂmara.

No ano passado, em torno de 90% dos aluno que já estavam matriculados nas cotas indígenas  não conseguiram comprovar a vinculação, o que gerou cerca de 80 processos que ainda estão tramitando e que estão sub judice. Segundo a pró-reitora, muitos desses alunos pediram desligamento espontâneo e outros aguardam o resultado do recurso.

“Também para a cota de pretos e pardos, após ampla discussão da comunidade sobre as vagas preenchidas, foi feita uma resolução que está em minuta para análise, para seguir para os colegiados superiores. Uma vez aprovada, ela entrará em vigor no segundo semestre de 2019”, apontou Dourivan Câmara.


Com informações:IM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo