23 de jan. de 2019

Prefeita Diva Silva se reúne com gestores da Avanco OZ/MCT Mineração para oportunizar capacitação e emprego à população de Centro Novo do Maranhão com o início das atividades da empresa no município.

Na manhã desta terça-feira (22), a Prefeita de Centro Novo do Maranhão, Diva Silva, esteve no escritório da Avanco OZ/ MCT Mineração, juntamente com o vice-prefeito Luiz Cupim e o Líder Político Domício Gonçalves. Na oportunidade, foi discutido em reunião com Jailson Araújo, Gerente Geral do Projeto Centro Gold e Sebastião Amorim, do Setor de Relações Institucionais e Comunidade da Avanco OZ/MCT Mineração, o ajuste de medidas, que irão oportunizar a capacitação de Centronovenses, através do Programa de Trainee da empresa, cursos profissionalizantes e técnicos, o que irá preparar a população do município, para o preenchimento das vagas de emprego da Avanco OZ/MCT Mineração, que surgirão durante o processo de implantação e operação das atividades de produção da empresa.

Hoje uma das preocupações da Prefeitura de Centro Novo do Maranhão é com o destino dessas vagas de emprego, e o foco é que prioritariamente essas oportunidades sejam destinadas para as pessoas que residem no munícipio. Uma das reivindicações da Gestão é que a empresa prepare por meio da capacitação, os moradores de Centro Novo do Maranhão, e com o início das operações, essas pessoas já capacitadas, possam ter a oportunidade de ingressarem no mercado de trabalho, tanto em atividades da empresa, como na atividade de outras empresas que estarão se instalando na cidade, movimentando assim a economia local.

A Avanco OZ/MCT Mineração iniciou em agosto de 2018 com quatro funcionários de Centro Novo do Maranhão, o processo de aprendizado e treinamento de mina, em Curionópolis (PA). Os moradores de Centro Novo, foram contratados como trainees e tiveram a oportunidade de conhecer o empreendimento e aprenderem a trabalhar numa grande mineração, com carteira assinada, benefícios, equipamentos de proteção e salários dignos. Para 2019, a Avanco dará início ao processo de contratação por meio de Edital, que será divulgado em fevereiro, o que resultará em um processo seletivo, que dará a oportunidade para 16 moradores, que serão contratados como trainees, sendo que a primeira turma com oito trainees passará três meses na Mina, no Estado do Pará e em seguida a segunda turma com oito moradores, que também estará vivenciando o aprendizado e treinamento.
"Esse contato direto com a empresa Avanco, facilita o nosso diálogo e fortalece o nosso desejo de que milhares de empregos sejam gerados no município com implantação e operação do Projeto em Centro Novo do Maranhão. A nossa reunião foi muito proveitosa, pois recebemos o total apoio de Jailson e Sebastião, representantes da empresa, onde tivemos a certeza que a nossa população será sim beneficiada, onde emprego, mais oportunidades, escolas, saúde e a constante capacitação de nossos moradores não vão faltar", disse a prefeita Diva Silva.

O geólogo Jailson Araújo, Gerente Geral do Projeto Centro Gold, em outra oportunidade, destacou que a empresa tem buscado alternativas, em parceria com o governo municipal de Centro Novo, para fomentar a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes, especialmente na área da mineração. “ Em parceria com a Prefeitura de Centro Novo do Maranhão, estamos trabalhando para a implantação do polo do Instituto Federal Tecnológico do Maranhão (IFMA), no município, iniciando neste ano os cursos à distância. Também estamos buscando parcerias para a disponibilização de cursos por meio do SENAI”, informou Jailson Araújo, continuando ele disse "Gostaríamos de em breve começar a implantar o Projeto em Cipoeiro e depois Chega Tudo, para isso precisamos de apoio das autoridades do executivo e judiciário em São Luís, serão 800 empregos na construção e quase 400 diretos na operação por mais de 10 anos, Centro Novo de hoje vai ficar no passado e teremos uma Novo Centro Novo, com muito mais oportunidades para todos. A comunidade e prefeitura nos cobram diariamente e estamos prontos para começar a mudar esta história, deixando para trás o Desemprego, Garimpo, Miséria, Poluição e Pobreza, substituindo Emprego, Industria, Renda e Sustentabilidade", ressaltou.







Fonte: ASCOM - Prefeitura de Centro Novo do Maranhão
(📷Joel Pontes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo