26 de ago. de 2019

Os bastidores da política de Governador Nunes Freire.

As eleições municipais de 2020 já ocupam grande parte dos debates políticos. Os partidos têm conduzido suas articulações em preparação para a primeira disputa após o surpreendente ano de 2018, que consagrou figuras de fora do círculo político mais convencional e outras que jamais haviam disputado uma eleição.
Em Governador Nunes Freire não é diferente. A eleição que definirá quem vai comandar a Prefeitura a partir de 2021 já teve início nos bastidores. Partidos e pré-candidatos se movimentam porque sabem que o resultado elevará os grupos à condição de protagonistas na disputa.
Por declarações recentes e por movimentações internas dos partidos, é possível apontar quais pré-candidatos fazem parte da pauta das rodas de conversas.
A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e barbaIndalécio Vieira
O primeiro é o atual prefeito Indalécio Wanderlei Vieira Fonseca, o Gago. Foi gestor municipal entre 2008 a 2012 e voltou a prefeitura nas eleições de 2016. Nos bastidores, comenta-se que ele deve disputar a reeleição pelo Partido dos Trabalhadores (PT), de número 13.
Apesar do desgaste político, nas eleições de 2018 os candidatos aos cargos de deputado federal e estadual apoiados pelo seu grupo político tiveram uma votação expressiva. Em segunda colocação, Dr. Leonardo Sá obteve 1.355 votos (11,94%), seguido do Pará Figueiredo, em terceiro, com 1.339 votos (11,80%) e na sexta posição, Zé Inácio, com 505 votos (4,45%).
Já os deputados federais, João Marcelo ficou na segunda colocação com 1.677 votos (14,28%) e o Aluísio Mendes ficou em quarto com 1.373 votos (11,69%). Indalecio vem em uma decadência política, perdendo vários Aliados.
Josimar da Serraria
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas em pé, óculos graduados e textoJosimar Alves de Oliveira, mais conhecido como Josimar da Serraria, 58 anos, é o atual vice-prefeito de Governador Nunes Freire e empresário. Era filiado até recentemente no PMDB, mas anunciou que irá se filiar ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), de número 40.
Josimar já foi vereador, ocasião que exerceu o cargo de presidente da Câmara de Vereadores. Em 2008 foi candidato a vice-prefeito na chapa de Orandi Pontarolo, porém foi derrotado. Nas eleições de 2012, se elegeu vice-prefeito na chapa de Marcel Curió. Em 2016, foi reeleito vice-prefeito, desta vez na chapa de Indalécio Vieira (Gago), mas rompeu com o grupo do prefeito em 2017.
Nas eleições 2018, o grupo de Josimar apoiou a deputada estadual Detinha Cunha, que obteve 2.384 votos (21,02%), sendo a mais votada no município. O seu deputado federal foi Josimar de Maranhãozinho, que obteve 2.930 votos (24,95%), ficando em primeiro lugar.
Marcel Curió
A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas a sorrirMarcel Everton Dantas Silva ou Marcel Curió, como é conhecido, tem 32 anos, é empresário e foi prefeito de Governador Nunes Freire entre 2012 a 2016. Até então estava filiado ao Partido da República – PR (hoje PL), mas já anunciou que irá se filiar ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), de número 14.
Em 2018, o grupo de Marcel apoiou Edivaldo Holanda para deputado estadual, que obteve 838 votos (7,39%), sendo o quarto mais votado no município.
Para deputado federal, Curió apoiou Pedro Lucas Fernandes, que obteve 1.384 votos (11,78%), sendo o terceiro mais votado.
Mesmo longe da prefeitura e sem estrutura financeira, o grupo mostrou força nas últimas eleições.
Vereador Josué
A imagem pode conter: 3 pessoasJosué Ferreira Carvalho ou Josué de Vila dos Crentes, 46 anos, filiado ao Partido Verde (PV), é vereador no município de Turiaçu, onde exerce a presidência da Câmara Municipal. Cogita-se que o mesmo deve ir para o Partido Democrático Trabalhista (PDT), de número 12.
Nas eleições de 2018, Josué apoiou para deputado estadual Raimundo Cutrim, que obteve 834 votos (7,35%) e apoiou o deputado federal Gil Cutrim, que obteve 997 votos (8,49%). Ambos foram os quintos mais votados do município.




Fernando Braga
A novidade na política de Governador Nunes Freire é a do deputado federal Josimar Maranhãozinho lançar a pré-candidatura a prefeito do empresário Fernando Braga.
A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas sentadas
Fernando é esposo da Secretária Municipal de Educação de Zé Doca, Sônia Maria e amigo pessoal do casal de deputados Josimar e Detinha.
Braga deve ser candidato pelo Partido Liberal (PL), que é presidido no Maranhão por Josimar. Fernando Braga já trabalhou em Nunes Freire na gestão da Ex- prefeita Dra Regina.
Ainda temos a possibilidade da candidatura da Ex- prefeita Dra Regina e da Candidatura do Presidente da Câmara Municipal de vereadores Fernando do PT.
Via marcos leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo