10 de set. de 2019

Colegiado Intermunicipal de Vereadores é formado para defender o Rio Maracaçumé e seus afluentes

A imagem pode conter: 15 pessoas, pessoas a sorrir, pessoas em pé, ecrã e interiores
Em reunião parlamentares discutiram sobre a degradação do Rio e sobre o consumo de peixes contaminados pelo mercúrio e cianeto, ambos metais altamente tóxicos para plantas e animais.
Nos últimos dias vídeos com imagens do Rio Maracaçumé aparentemente contaminado por dejetos tóxicos assustaram moradores das cidades por onde ele percorre. Hoje (09), por iniciativa do vereador Jesival Pereira (Nego do Chaga), parlamentares das cidades de Maracaçumé, Maranhãozinho e Governador Nunes Freire reuniram-se para discutir tema atrelados a preservação do Rio e seus afluentes em caráter emergencial. Os vereadores de Centro do Guilherme foram convidados, no entanto não compareceram.
Em reunião, os parlamentares optaram por formar um Colegiado Intermunicipal para cobrar providências dos órgãos de fiscalização e controle. O objetivo é inibir qualquer forma de degradação e poluição do Rio e seus afluentes.
De acordo com o presidente da Câmara de Governador Nunes Freire, Fernando Pereira, o Colegiado contará com os vereadores dos quatro municípios vizinhos e agirá de forma a preservar a qualidade de vida das pessoas por onde o ‘Maracaçumé’ passa.
“Foi criado o Colegiado Intermunicipal de Vereadores de Maracaçumé, Maranhãozinho, Centro Guilherme e Governador Nunes Freire e a partir disso iremos tomar providências junto aos órgãos fiscalizadores para que o Rio Maracaçumé seja preservado e para que as pessoas não consumam peixes contaminados pelo mercúrio e outros metais tóxicos que estão notoriamente degradando nosso rio, queremos preservar a qualidade de vida de todas as pessoas da região que dependem deste rio para sobreviver” disse.
O juiz de direito da Comarca de Maracaçumé, Rafael Raphael de Jesus Serra Ribeiro Amorim, participou do momento de abertura do diálogo e parabenizou os vereadores pela iniciativa.
A vereadora Aparecida Amaral, presidente da Câmara de Maracaçumé, ressaltou ao blog que todos os esforços dos parlamentares serão com propósito de proteger o Rio e as pessoas

Jornalista Fernando Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo