6 de nov. de 2020

Polícia Federal faz operação para desarticular fraudes na concessão de benefícios previdenciários no MA

 

A Polícia Federal realizou nesta quinta-feira (5) a operação “Fragmentado”, contra fraudes na concessão de benefícios previdenciários praticados por associação criminosa. Estão sendo cumpridos 25 mandados em São Luís, Santa Rita, Bacabeira e Peri Mirim, todas cidades do Maranhão. Além disso, a mesma operação cumpre mandado em Ananindeua (PA). O prejuízo inicialmente identificado aproxima-se de R$ 7,3 milhões.

De acordo com as investigações, as fraudes incluíam tanto a falsificação dos documentos utilizados pelos pretensos beneficiários para obtenção de benefícios indevidos, quanto na adoção de providências para a sua manutenção, como realização de provas de vida, saques indevidos de parcelas mensais, transferências de local e forma de pagamento.

Aproximadamente 72 policiais federais cumpriram 25 mandados judiciais, sendo um de prisão preventiva, seis de prisão temporária e 18 de busca e apreensão. Dentre os mandados de busca e apreensão, um deles foi cumprido na Agência da Previdência Social e outro na residência de uma servidora do INSS em Santa Rita.

A PF solicitou ao INSS a imediata suspensão dos pagamentos referentes a 61 benefícios, que devem passar por auditoria.

A identidade dos envolvidos não foi divulgada, mas seguem sendo investigados pela prática dos crimes de estelionato previdenciário (art. 171, § 3º), associação criminosa (art. 288), uso de documento falso (arts. 304 c/c 297), todos do Código Penal, cujas penas máximas acumuladas podem ultrapassar 15 (quinze) anos de reclusão.

G1 MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo