17 de fev. de 2021

Demandas de saúde de Governador Nunes Freire são pauta de reunião estruturante em São Luís

A Secretária Municipal de Saúde de Governador Nunes Freire, Ângela Rabelo, esteve, nesta segunda-feira, 15, em São Luís, em reunião com suas assessoras Maurie Anne e Doralina Marques para discutir sobre o relatório de gestão da saúde, estabelecer diretrizes referentes ao conselho municipal de saúde e alinhamento de demandas relacionadas ao hospital e atenção básica do município.

Segundo a secretária de Saúde, a gestão do prefeito Josimar da Serraria tem realizado inúmeras ações e parcerias no sentido de melhorar a saúde do município, entre elas, a reestruturação do conselho de saúde. Para ela, é um instrumento voltado ao controle social que tem a participação ativa da sociedade junto aos órgãos governamentais por meio de suas entidades representativas. “O conselho é um aparelho necessário e indispensável para que os direitos do indivíduo sejam respeitados e a sociedade esteja inserida na discussão por uma saúde de qualidade”, disse.

A gestora destaca, ainda, a atenção básica como porta de entrada dos usuários nos sistemas de saúde e elemento importante para a prevenção de doenças, solução de possíveis casos de agravos entre outras funções: “A atenção básica funciona como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos”, explicou.

Há diversos programas governamentais relacionados à atenção básica, sendo um deles a Estratégia de Saúde da Família (ESF), que leva serviços multidisciplinares às comunidades, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), por exemplo. Consultas, exames, vacinas e outros procedimentos são disponibilizados aos usuários nas UBSs. Via Marcos leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo