22 de mar. de 2021

Escutec avaliará doze nomes para o Governo do Maranhão

 

O Instituto Escutec, em parceria com o Jornal O Estado do Maranhão, divulgará no dia 27 deste mês pesquisa de intenção de voto para o Governo do Estado, cuja eleição acontece ano que vem.

Doze nomes serão colocados para apreciação do eleitor, quais sejam: o senador Weverton Rocha (PDT); o vice-governador Carlos Brandão (PSDB); a senadora Eliziane Gama (Cidadania); a ex-governadora Roseana Sarney (MDB); o deputado federal licenciado e atual secretário de Estado das Cidades, Márcio Jerry (PC do B); o ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT); o deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL); o deputado estadual Wellington do Curso (PSDB); o secretário de Estado da Indústria e Comércio, Smplício Araújo (SDD); o senador Roberto Rocha (sem partido); o prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (PSL); e o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão (DEM).

Outros três levantamentos serão realizados este ano, de acordo com a Coluna O Estado Maior, de O Estado, deste último fim de semana.

1.400 pessoas serão ouvidas em todas as regiões do Estado. As entrevistas serão realizadas por telefone devido a pandemia do novo coronavírus.

Dos nomes que serão avaliados, três, de fato, figuram como pré-candidatos à sucessão de Flávio Dino (PC do B).

Weverton Rocha é, de longe, o nome que possui maior consistência, uma vez que detém robusto grupo político; forte articulação à nível nacional; trabalho prestado aos municípios; e uma base mais do que sólida no que diz respeito a militância.

Brandão tenta se estruturar e aposta todas as fichas em um cenário no qual esteja sentado na cadeira principal do Palácio dos Leões após Dino deixar o cargo para concorrer ao Senado.

Josimar de Maranhãozinho já anunciou sua pré-candidatura. Porém, o movimento é visto mais como um blefe no sentido de barganhar espaço de poder perante ao Governo e junto aos principais grupos que se estruturam visando a disputa majoritária.

Roseana deseja concorrer ao cargo de deputada federal. No entanto, há uma corrente dentro do seu partido que defende uma candidatura da ex-governador ao Senado.

Roberto Rocha não deverá disputar a reeleição. O ex-tucano possui apenas um caminho: concorrer a deputado federal ou indicar um nome de sua confiança para a missão; e lançar-se candidato ao Governo para garantir palanque a Jair Bolsonaro.

Edivaldo Holanda Júnior mira na eleição para deputado federal. Porém, seu nome é tido como uma espécie de coringa e pode ser colocado na mesa de negociação quando chegar o momento da composição da chapa para o Governo.

Márcio Jerry possui uma reeleição mais do que tranquila para Câmara Federal. No entanto, seu nome é apontado como provável candidato a vice-governador em uma chapa encabeçada por Weverton.

Eliziane Gama possui forte penetração no eleitorado evangélico. Apesar do seu nome estar sendo colocado para apreciação, ela deverá engajar-se em um outro projeto e centrar atenções na eleição do marido para deputado estadual.

Lahesio Bonfim também já lançou sua pré-candidatura. Sem grupo político, estrutura e figurando como um desconhecido no Maranhão, é certo que deverá deixar o projeto pelo caminho, livrando-se da penalidade de perder o cargo de prefeito.

Considerado como um dos mais atuantes auxiliares de Flávio Dino, Felipe Camarão tem trabalho reconhecido em todo Estado. No entanto, seu projeto é carimbar uma das 18 vagas de deputado federal.

Já Simplício Araújo, apesar do sonho de, um dia, figurar como candidato ao Governo, deverá, mais uma vez, concorrer para Câmara Federal.

Por fim, Wellington do Curso trabalha, tão somente, objetivando encontrar um partido que viabilize sua reeleição para Assembleia.

O parlamentar pretende concorrer a Prefeitura de São Luís em 2024. 


Gláucio Ericeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo