31 de mar. de 2021

VEREADOR DA CAPITAL MARANHENSE MORRE VÍTIMA DA COVID-19


O vereador da capital maranhense, João Batista Matos Viana Pereira, mais conhecido como Batista Matos morreu vítima da Covid-19, nesta quarta-feira (31).

Aguardem mais informações.

QUEM ERA MATOS?

João Batista Matos é casado com a arquiteta Liana Ramalho com quem tem dois lindos filhos, Samuel e Daniel. Uma das primeiras batalhas vencidas foi a dificuldade na infância. Filho de uma mãe que lavou roupa e também cuidou da casa dos outros, aos 40 dias de seu nascimento foi morar com outros familiares em Bacabal. Retornou sete anos mais tarde, quando a mãe, Dona Clenir, que é exemplo de conquista para o filho, já era auxiliar de enfermagem concursada do hospital Dutra e do Hospital Infantil.

João Batista frequentou as escolas públicas (Luís Viana, Sesi e Liceu) e com muita determinação superou cada obstáculos impostos pela vida. Obstáculos que, como diz, serviram como provas para capacitá-lo a enfrentar grandes desafios. Com isso, o sonho de se tornar um grande comunicador virou uma realidade, sendo aprovado anos mais tarde para o curso de Comunicação Social na UFMA (Radialismo). Também foi professor de inglês e membro de uma Ong francesa.

Após anos de vivência com entidades comunitárias e o dia-a-dia nas redações do O Estado do Maranhão, O Imparcial e nas rádios Mirante e FM Esperança, permitiram que João Batista entendesse sua vocação para a política. Muito mais que isso, entendesse a vocação para atender as necessidades do seu povo, da sua gente.

LUTAS SOCIAIS

Daí pra frente, Batista engajou-se nas lutas e tornou-se um grande guerreiro das causas sociais. O pontapé inicial foi com a criação de bibliotecas comunitárias, reestruturação de escolas e o esforço para que a água chegasse às casas de centenas de moradores da Alemanha.

Incomodado por sempre ouvir que sua região era muito violenta, Batista foi à luta e conseguiu a reforma da praça da Alemanha. Um grande feito, com um valor incalculável. Pois, não foi construído apenas um local de bate-bola, foi estabelecido um espaço onde crianças, jovens e adultos interagem opor meio do esporte da cultura e do estudo.

Batista conquistou novos benefícios para a região, como a chegada da 2° Companhia da Polícia Militar e a implantação de um Telecentro de informática em parceria com o Conselho Cultural que ele preside, Ministério da Justiça, Secretaria de Segurança, Polícia Militar e Senac/Sesi. Com esta vitória, Batista possibilitou a muitos jovens e adolescentes um futuro com melhores possibilidades. Muitos já se formaram nos cursos de capacitação, como informática e auxiliar administrativo.

Pra se ter uma ideia do ganho da comunidade, a rua mais famosa da Alemanha, a Rua 4, antes era conhecida como a rua dos integrantes de membros das gangs Bota Preta e da GA (Garotos da Alemanha). Hoje esta rua é conhecida como a que tem dois grandes times de futsal, o Juventude e o Pé na Jaca. “Saiu a gang e a arma, entrou o esporte, a cultura e a inclusão digital. Assim vamos mudando nossa comunidade e nossa história”, diz.
A luta por melhor qualidade de vida motivou nosso amigo a ir em frente e brigar por melhorias estruturais. Primeiramente vieram os serviços de água e esgoto, logo após, o asfaltamento e pavimentação das ruas, seguido, do incentivo à cultura e ao esporte.

Na Câmara de Vereadores, João Batista se destacou com discursos enfáticos em defesa dos direitos da população. Uma das batalhas encaradas pelo vereador foi a luta contra o aumento abusivo da Caema. Batista, juntamente com a promotora Lítia Cavalcante, impediu o aumento de quase 90% em 2011.

Batista tem lutado para ver os ludovicenses mais felizes, por isso, procurou e conquistou com a Prefeitura a reforma das pontes do Ipase (Caratatiua), local onde muitas pessoas circulam diariamente, tanto a pé quanto em seus veículos. O esforço não parou e foi possível a recuperação do antigo Canal do Caratatiua, hoje Avenida Mauro Bezerra. O local era um verdadeiro lixão, com esgoto e sem nenhuma estrutura. Sem falar na falta de segurança. Mas, com muita perseverança, Batista solicitou a prefeitura e a obra foi feita. Hoje, quem passa pela avenida Mauro Bezerra, pode observar a organização, alegria e segurança que os moradores desfrutam.
No Campo da Veneza, que atende moradores do Apeadouro, Alemanha, Caratatiua, João Paulo e Monte Castelo, espaço destinado ao futebol, o que se via era lama, lixo e um lugar frequentado por usuários de drogas. Porém, com a ação de Batista, as coisas melhoraram 100%. O gramado foi completamente recuperado, o lixo e o esgoto foram retirados, a arquibancada está recebendo uma cobertura e a iluminação chegou. Com isso, as crianças, jovens e adultos da comunidade têm um espaço de lazer de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo