4 de nov. de 2021

Educação Quilombola será tema em eventos nos municípios de Pinheiro e Mirinzal

 

Os municípios de Pinheiro e Mirinzal realizarão Ciclo Formativo e Roda de Conversa sobre Educação Quilombola, nesta quinta-feira (4), das 9 às 13h; e sexta-feira (5), das 9 às 17h, respectivamente. Os eventos são destinados a gestores regionais e escolares, professores, estudantes, lideranças quilombolas, entre outros. Os encontros acontecerão na Unidade Regional de Educação (URE), em Pinheiro; e no Centro de Ensino Quilombola (CEQ) Benedito Fontes, em Mirinzal.

Os encontros serão promovidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Igualdade Racial (SEIR) e o Conselho Estadual de Educação do Maranhão (CEE-MA). O Ciclo Formativo vai tratar das Diretrizes Curriculares Estaduais para a qualidade da Educação Escolar Quilombola no Sistema de Ensino do Maranhão; e a Roda de Conversa debaterá o “Protagonismo, contexto sociocultural e histórias dos Quilombos”.

As Diretrizes Curriculares Estaduais para a Qualidade da Educação Escolar Quilombola no Sistema de Ensino do Maranhão foram instituídas pela Resolução Nº 189/2020 – CEE/MA. Compõem um conjunto de políticas públicas de ações afirmativas na perspectiva de Promoção da Igualdade Racial estabelecidas no Programa Maranhão Quilombola.

A Seduc prevê a operacionalização das Diretrizes com um conjunto de ações articuladas, objetivando o fortalecimento da qualidade da Educação Escolar Quilombola, com o intuito de garantir processos de ensino e aprendizagem positivos para estudantes oriundos de territórios quilombolas. Para fortalecer as ações estabelecidas, foi criado um Grupo de Trabalho para Implementação das Diretrizes Curriculares Estaduais para Qualidade da Educação Escolar Quilombola.

O Grupo de Trabalho é constituído de segmentos do movimento negro e movimento quilombola, Conselho de Educação do Estado, Conselho de Igualdade Racial e das SEI e Seduc . Entre as ações estão pautadas formações para os quadros funcionais do sistema educacional, de forma sistêmica e regular de forma colaborativa com Instituições de ensino superior, sociedade civil, movimento negro, entre outros que possuem conhecimento da temática.

Programação:

Dia 04/11/2021

  • 9h – Abertura do evento – mesa de boas-vindas
  • 9h30 – Apresentação do processo de construção das Diretrizes Curriculares Estaduais para Qualidade da Educação Escolar Quilombola.
  • 11h – Orientações básicas sobre Estratégias e procedimentos de implementação das Diretrizes Curriculares Estaduais para Qualidade da Educação Escolar Quilombola.
  • 13h – Encaminhamentos e encerramento

Dia 05/11/2021

  • 9h – Acolhimento e boas-vindas
  • 10h – Narrativas GRIOT – História oral, Quilombo e Preservação da Identidade
  • 11h – Exposição dialogada sobre o Tema: “Protagonismo, contexto sociocultural e história dos quilombos”
  • 14h – Trabalho de grupo – Presença, memória e protagonismo da juventude quilombola
  • 16h – Apresentação dos trabalhos de grupo
  • 17h – Encaminhamentos e encerramento

Card de divulgação dos eventos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo