4 de abr. de 2022

Nos últimos dois dias, Estado entregou 5 equipamentos educacionais à população

 



Nos últimos dois dias, o Governo do Estado entregou cinco equipamentos educacionais, beneficiando milhares de estudantes da capital e do interior do estado. Foram entregues duas quadras poliesportivas e uma Unidade Vocacional do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia (IEMA), em São Luís; e duas Unidades Plenas do IEMA, uma no município de Zé Doca e outra em Codó. O governo Flávio Dino entregou mais de 1.500 obras educacionais em todo o estado.

“Eu permaneci no Governo do Estado por 7 anos e 3 meses, 87 meses para ser mais preciso. E como secretário de Educação foram 6 anos e 25 dias. Foram momentos desafiadores, mas, também inspiradores. Tive a honra de ser o secretário que mais tempo ficou no cargo da Seduc, com apoio do governador Flávio Dino, melhor governador do Brasil, a quem sou muito grato. Com isso, a gente pôde realizar muita coisa importante ao longo desse período”, destacou o então secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Em São Luís, na Cidade Operária, o governo inaugurou, na quinta-feira (31), a Quadra Poliesportiva do CE Maria José Aragão, que recebeu o nome da professora Enilde Coimbra Bastos, que faleceu em 2015 e trabalhou na escola por mais de duas décadas. A comunidade escolar esperava essa obra por mais de 20 anos e agora pôde comemorar a entrega.

“Uma alegria imensa, uma felicidade tamanha. É a realização de um sonho, a materialização de um desejo da comunidade escolar do Maria José Aragão. Depois de mais de duas décadas, ganhamos de presente uma quadra lindíssima que vai, acima de tudo, garantir o direito dos estudantes à prática desportiva e artística. Agora sim, o Maria José Aragão é uma escola digna. Agradeço ao governador Flávio Dino e, em especial, ao secretário Felipe Camarão pela realização do nosso sonho”, expressou o gestor da escola, Wilson Chagas.

Tamires Coimbra Bastos, filha da professora homenageada, expressou gratidão pela reverência feita a sua mãe. “Esse é um momento muito importante para a nossa família. Palavras seriam enigmas indecifráveis para representar a emoção que estamos sentindo. Gostaríamos de compartilhar, com todas as pessoas o legado de fé e educação que ela deixou para todos nós. Eu agradeço a Deus e a todos os envolvidos por esse momento”, disse.

A estudante Cecília Lohany comentou sobre os benefícios para os estudantes. “Hoje é um dia muito especial porque estamos comemorando a inauguração de nossa quadra, um espaço importante porque esperamos bastante tempo por ela e hoje Deus nos abençoou com esse espaço digno, para realizarmos todas as atividades da escola. Agradeço ao governo por esse momento grandioso”, agradeceu.

Ainda na capital, o governo entregou, na sexta-feira (1º), à comunidade do bairro Coroadinho, o IEMA Vocacional Dica Ferreira, um espaço que ofertará 4 cursos, sendo eles: Estética, Operador de Caixa de Supermercado, Assistente de Farmácia e Reparo e Manutenção de Celulares e beneficiará na primeira etapa 160 estudantes.

“É uma satisfação muito grande está recebendo essa obra maravilhosa aqui no bairro, estávamos realmente precisando. Esse espaço era uma reinvindicação de muito tempo, mas é tudo no tempo de Deus e chegou na hora certa”, ressaltou Ana Braga, moradora do Coroadinho há 40 anos.

Alexsandro de Jesus Ferreira Pereira, presidente do Instituto Dica Ferreira e filho da homenageada, deu um depoimento emocionante sobre a luta de sua mãe, para proporcionar dias melhores para a comunidade e manter a chama da esperança acessa para construir uma sociedade mais justa.

“Hoje é um momento memorável e muito esperado pelo polo Coroadinho, que recebe um espaço e homenageia Dica Ferreira, uma voz que não cala e que permanece nos fortalecendo e impulsionando a acreditar que podemos sim intervir no meio social e acreditar em uma sociedade mais justa. Um espaço como esse representa muito para todas as pessoas. Eu agradeço de coração ao Governo do Maranhão e todas as pessoas que estão envolvidas nesse projeto”, agradeceu Alexsandro Pereira.

Ainda na sexta-feira (1º), em São Luís, o governo inaugurou a quadra poliesportiva Prof. Rubilota Nunes Saraiva do CE Humberto de Campos. A escola fica localizada na Avenida Kennedy e foi revitalizada em 2018. O espaço escolar atende 415 estudantes do ensino fundamental e médio e agora recebe uma quadra para promover atividades pedagógicas e de lazer e contribuir para o crescimento educacional dos estudantes.

A comunidade escolar aguardava ansiosa por esse espaço. Miguel Santos, do 3º ano, destacou a importância do espaço, para ajudar na educação dos estudantes. “Esse espaço irá ajudar muito na educação dos alunos. Antes, não conseguíamos ter aulas de Educação Física e essa nova quadra nos proporcionará condições ideais para praticarmos diversos tipos de esporte, além de ajudar no fortalecimento da educação”, comentou.

Unidades Plenas Zé Doca e Codó

Unidade Plena Zé Doca, inaugurada pelo Governo do Estado na sexta-feira (1º)

Na sexta-feira (1º), também foi dia de inaugurações nos municípios de Zé Doca e Codó. Em de Zé Doca, a comunidade recebeu uma Unidade Plena do IEMA, uma escola em tempo integral com ensino profissionalizante, que vai oferecer uma educação de qualidade e principalmente gerar oportunidade, emprego e renda para quem obtiver formação no Instituto.

Em Codó, o governo também entregou a 1ª etapa da Unidade Plena do IEMA, que ofertará Cursos Técnicos em Logística, Química, Móveis, Serviços Jurídicos e Design de Interiores, atendendo às demandas e necessidades de toda a região. A Unidade Plena possui 12 salas de aula, 5 laboratórios, sendo eles de Informática, Química, Física, Matemática, Biologia, além de auditório e biblioteca. A escola atenderá nessa etapa a 320 estudantes do Ensino Médio Técnico Profissionalizante na modalidade integral.

“Estou muito ansiosa e feliz com essa inauguração, creio que meus colegas também estejam. Espero ter muitas experiências na escola com esses laboratórios. Estou muito feliz, disse a estudante Karynne Nayara, que estuda na 1ª série e faz o Curso de Logística no Instituto.

A professora Sônia Rodrigues, gestora Pedagógica da UP Codó, conta da satisfação em receber a nova Unidade no município e agradece o Governo do Estado do Maranhão por mais um investimento para fortalecer a educação na região. “É com grande satisfação que estamos vivenciando esse primeiro momento. Gostaríamos de agradecer ao governador Flávio Dino, Felipe Camarão, professor Alex, enfim toda equipe que nos deram apoio e suporte, para que esse momento fosse possível. Quero agradecer também os pais, a equipe de professores e principalmente os nossos alunos, porque toda centralidade do nosso trabalho está voltada para os estudantes”, declarou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contador

Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo