O
domínio de ferramentas de comunicação é imprescindível para que um fato
ou movimento seja conhecido nos dias atuais e a Educomunicação aborda a
produção coletiva dessa comunicação, que é vista como forma de
intervenção social. Com o objetivo de capacitar jovens para o uso dessas
mídias, foi realizado o III Encontro de Adolescentes Blogueiros no dia 7
de fevereiro, em Arari, com promoção do Instituto Formação, UNICEF e
demais parceiros do Selo UNICEF.
Duas agendas foram envolvidas no encontro: Pacto Semiárido e Agenda
Criança Amazônia. A programação contou com rodas de conversa e oficinas
de blog, de fotografia e de ferramentas como o Audacity e Soundclound. O
evento reuniu mais de 100 representantes municipais entre articuladores
e adolescentes mobilizados de aproximadamente 20 municípios.
“A juventude do passado parece ter sido mais ativa, de ir às ruas,
participar de movimentos estudantis etc. Já eu me vi passar da apatia
para um revolucionário, querendo mudar tudo e com muita pressa. Com o
tempo fui percebendo dos limites dos municípios e do meu, mas não deixo
de contribuir, participar de reuniões e opinar, principalmente através
do blog”, narrou o jovem mobilizado de Governador Nunes Freire,
João Costa.
Prestigiaram o evento o prefeito em exercício de Arari, a presidente
do CMDCA, Lucinha Frazão e o articulador municipal Ailton Barros.
De acordo com coordenadora do Programa de Formação de Adolescentes
(PFA), Lídia Zaidan, do Instituto Formação, desde 2010, adolescentes de
municípios participantes do Selo recebem capacitações na área. Como
extensão do programa, os adolescentes criaram blogs com a finalidade de
divulgar as atividades desenvolvidas em seus municípios nas áreas de
esporte, cultura, educação, etc. Atualmente, existem 64 blogs criados e
atualizados por adolescentes maranhenses.
O I Encontro de Adolescentes Blogueiros foi realizadoem Olinda Novado
Maranhão, região amazônica, em 2010. Já o segundo aconteceu em Humberto
de Campos, no Semiárido maranhense, em 2011.
0 Comentários