O evento aconteceu no Ultimo Sábado 17, na Sala Paroquial.


 
 Com o intuito de iniciar a formatação do Plano Municipal de Cultura, a Prefeitura de Santa Luzia Do Páruar, promoveu, no Salão Paroquial, a 1ª Conferência Municipal de Cultura.
O evento foi aberto para toda a comunidade. A conferência é etapa integrante da 3ª Conferência Nacional de Cultura.

A Conferência teve como palestrante e orientara das discussões de eixos temáticos, O Diretor Executivo Do Conturi “Ronald Damasceno”.

Com o tema “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Municipal de Cultura”, a conferência teve início às 9hr, com o credenciamento. Em seguida, foi formada a mesa de abertura, presidida pela Prefeita Dr. Eunice, que ressaltou a importância do evento e Afirmou contentamento com a participação popular na contribuição de ações públicas.

A prefeita Eunice, falou sobre a importância de reunir o povo em conferência para discutir a formulação de políticas públicas culturais e criar mecanismos de valorização e divulgação da produção cultural como patrimônio das comunidades e do município de Santa Luzia Do Paruar.
“Nosso município é rico culturalmente. Contamos com uma grande diversidade de grupos e Artistas que dão sustentação a nossa tradição e isso vai demandar a construção de políticas públicas especificas para atender esses segmentos culturais, principalmente para resgatar e manter a cultura tradicional, valorizando o que há de mais importante, sobretudo no aspecto de manter a identidade do povo, a cultura e as tradições. Vamos trabalhar para incentivar essa cultura, buscando investimentos estaduais e federais, tentando dinamizar, ampliar e socializar a cultura em Nossa Cidade”, disse A Prefeita.

Em seguida, o Coordenador de Cultura, Francisco, frisou a importância do resgate histórico cultural das culturas municipal. Francisco ressaltou que a iniciativa do município em promover a Conferência demonstra o interesse do Poder Executivo com a Cultura.

A Jovem Pontinha Junior, Em Sua Fala Destacou a expectativas e da necessidade da implantação de políticas que valorizem a cultura local. “Nossas expectativas são boas, pois todos que estão aqui tem um papel fundamental decisivo na construção desse momento histórico para a cidade de Santa Luzia Do Paruar, principalmente do caminho que nós estamos procurando trilhar”, disse Pontinha.

O Poeta Luis Magno, falou das dificuldades e Falta de Apoio que os variados artistas tem na cidade.

A Juventude se Santa Luzia do Paruar Participou Do Inicio Ao final da conferencia*





Após, o público discutiu eixos temáticos que abordaram a implementação do Sistema Municipal de Cultura; a qualificação da gestão cultural; a produção simbólica e diversidade cultural; a educação e formação artística e cultural; a cidadania e direitos culturais; a democratização e ampliação do acesso à cultura; a Cultura e desenvolvimento; a valorização do patrimônio Cultural.


Após as discussões foram apresentadas as propostas e eleitos os delegados e suplentes para a Conferencia Estadual











Veja O VÍDEO