A Secretaria de Atenção Primária à Saúde divulgou nota técnica sobre o método de distribuição adotado pelo Ministério da Saúde em relação à disponibilização de testes rápidos para detecção de anticorpos contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2), assim como o quantitativo que será distribuído aos Estados. Os testes devem ser disponibilizados conforme as recomendações de grupos prioritários para realização do teste. 

A distribuição dos testes pelo MS para as Secretarias Estaduais de Saúde atende a estes parâmetros: número de casos confirmados do estado; tipologia do município segundo o IBGE; total de profissionais de saúde; total de profissionais de segurança pública.

Compete aos estados a distribuição dos testes aos municípios. Recomenda-se que os testes sejam disponibilizados aos pontos das Redes de Atenção à Saúde com maior contato com pacientes suspeitos de COVID-19, a saber: hospitais; serviços de urgência/emergência, unidades de pronto atendimento; Unidades Básicas de Saúde.