“Eu gostei muito, achei muito linda, os equipamentos também, eu gostei de tudo. Meus coleguinhas amaram”, revelou Érica, no interior da biblioteca, com o olhar passeando pelas estantes repletas de títulos da literatura brasileira e maranhense.
Totalmente equipada, com moderno acervo, informatizado e aconchegante para receber a comunidade, o Farol do Saber ganha destaque no bairro pela estrutura e acessibilidade. Para a construção do espaço, o Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), investiu R$ 255.361,08, com recursos do Tesouro Estadual.
O prédio, que será administrado pela Prefeitura Municipal, foi entregue pelo secretário Felipe Camarão ao prefeito Bruno José Almeida e Silva. “É um passo importante que damos para o futuro. Estivemos aqui antes e hoje voltamos para entregar esse equipamento de ‘esperança’ para a professora Érica, que agora tem uma biblioteca totalmente à sua disposição e ainda poderá estudar no IEMA, com ensino profissionalizante, e ela ainda irá ajudar outras pessoas com sua formação”, destacou o secretário Felipe Camarão.
“O dia das inaugurações, das entregas, é a melhor parte de ser gestor. Apesar das dificuldades, mas esse dia comprova a realidade de quando existe a parceria, de fato, do Governo do Estado com prefeitura municipal, os gestores aliados, só quem ganha é a população. Gostaria de agradecer você pessoalmente, secretário Felipe, por sempre atender as demandas do nosso município”, ressaltou o prefeito Bruno José Almeida e Silva.
IEMA
Na mesma comunidade de Érica está em fase de conclusão a unidade plena do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) de Coelho Neto, que irá ofertar Ensino Médio em tempo integral e profissionalizante, com toda estrutura física e pedagógica para a aprendizagem e formação dos estudantes.
O secretário Felipe Camarão e a equipe técnica da Seduc vistoriam os serviços e ressaltaram que as obras para conclusão da unidade estão aceleradas. “Em breve, Coelho Neto e região ganharão uma unidade plena do IEMA, com todas as condições para que adolescentes e jovens possam cursar o Ensino Médio em tempo integral, integrado à Educação Profissional”, enfatizou.
Ainda em Coelho Neto, o Governo do Estado certificou, nesta sexta-feira, 1 mil jovens e adultos que cursaram por intermédio do Programa Trabalho Jovem, cursos profissionalizantes do IEMA Vocacional, nas áreas de: eletricista predial, massagista, bombeiro hidráulico, corte e costura, fotógrafo, panificação e confeitaria, doces e salgados, pintor de obras, carpinteiro de obras, instalação e manutenção de ar-condicionado, web designer, cabeleireiro, manicure e pedicure, maquiador, soldador, operador de máquinas pesadas, informática básica, operador de caixa de supermercado, vendedor.
“Todas as vezes que viemos a Coelho Neto foi para cumprir uma palavra. O governador Flávio Dino e o vice-governador Carlos Brandão cumprem, hoje, mais uma promessa, com a entrega do Farol do Saber com a professora Érica, a retomada das obras do IEMA, que estão aceleradas e, agora, a certificação em cursos profissionalizantes para mil alunos de Coelho Neto”, observou André Bello, secretário adjunto de Educação Integral e Profissional, ao frisar os investimentos do governo do município.
0 Comentários