Em entrevista nesta quarta-feira (02), ao Ponto Final, na Mirante AM, o secretário de Estado do Esporte e Lazer, Rogério Cafeteira, destacou a recuperação de praças esportivas importantes no Maranhão, entre ela a tão esperada reforma do Ginásio Castelinho, em São Luís. O local está inutilizado desde o dia 03 de março de 2019, quando o teto do ginásio desabou.

O secretário explicou que no momento a obra está em processo de montagem da estrutura do teto e tão logo a estrutura seja instalado, o processo de reforma seguirá para a parte interna do ginásio. Cafeteira também garantiu que o Castelinho será entregue ainda neste ano de 2022.

“Foi feita toda parte civil, porque a cobertura é diferente. Aquele tipo de cobertura que existia naquela época, hoje em dia, ela não existe mais, não é mais utilizada. Então foi feito todo um projeto novo de cobertura que está sendo montada, os guindastes devem estar chegando e acredito que de 15 a 20 dias a gente vai começar a fazer a colocação da cobertura. Na hora que a gente fizer isso nós vamos para a parte interna. Existe também uma obra de reforço da estrutura para receber essa cobertura nova. Com certeza esse ano vai ser entregue. Infelizmente, eu gostaria de entregar, mas não será na minha gestão. Vamos entregar com certeza a cobertura”, garantiu o secretário.

Cafeteira também destacou algumas praças esportivas em recuperação no Maranhão.

Confira:

Piscina do Parque Aquático

“Existia um convênio com o Governo Federal, para a colocação de uma piscina. Uma piscina da marca Mitra, piscina importada, italiana, uma tecnologia avançada, que eu, particularmente, acho inadequado para cá, até porque exige uma manutenção que nós não temos aqui. E com um custo absurdo. Nós não temos necessidade disso. Vamos fazer uma piscina com tecnologia nacional com a mesma efetividade, só que em um custo razoável. Para se ter uma ideia, dentro da obra toda [do parque aquático] 70% do custo era só a piscina Então foi feito um novo trabalho A obra 70% do custo era só a piscina. Então foi feito um novo trabalho. A obra será entregue ainda neste ano”.

Costa Rodrigues

“Estava com um piso muito frágil, não dava para fazer nem um jogo com cadeiras de rodas. Na época da pandemia o ginásio foi necessário para fazer distribuição de mantimentos, o que também agravou a deterioração do piso. A federação de basquete, o próprio Sampaio, nos solicitaram um piso flutuante, de madeira. Um piso com amortecimento, o mesmo da NBA, o que atende as outras federações e confederações, e nós fomos buscar e a obra deve ficar pronta em uns 15 dias, é uma obra rápida”.

Cafeteira ainda destacou a possibilidade de que um jogo do Flamengo, pelo Campeonato Carioca, muito provavelmente contra o Madureira, seja realizado no Estádio do Castelão, que inclusive sofrerá alguns pequenos reparos e uma melhora circunstancial na iluminação.

Política

Sobre o cenário político, Rogério Cafeteira também comentou a escolha de Carlos Brandão como pré-candidato ao Governo do Maranhão. O secretário confirmou que apoiará o vice-governador e lamentou que o grupo tenha optado pela divisão, com o Weverton e Simplício Araújo mantendo a suas respectivas pré-candidaturas. Cafeteira também reafirmou que irá pleitear uma vaga na Assembleia Legislativa como deputado estadual.