Os prefeitos Edesio Cavalcanti, de Turiaçu; Paulo Curió, de Turilândia; Zezildo Almeida, de Santa Helena e Josimar da Serraria, de Nunes Freire estão em fase avançada de discursão para criação de um Consócio entre esses municípios. Os gestores dessas quatro cidades estiveram reunidos nesta quinta-feira (19) em São Luís na apresentação do projeto.
A ideia dos prefeitos é a construção de um aterro sanitário que possa beneficiar diretamente as quatro cidades e acabar com o descarte inadequado e os depósitos de lixo a “céu aberto” (lixões).
A união dos prefeitos em torno da criação do Consócio visa também se adequar a recente revisão do Marco Legal do Saneamento Básico que estabeleceu a prestação do Serviço Público de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU).
Além do cumprimento de obrigações determinadas em lei, a gestão correta dos resíduos sólidos urbanos é uma questão de compromisso com o desenvolvimento social, de respeito ao meio ambiente, de promoção da saúde e aspecto fundamental no desenvolvimento econômico dos municípios.
Durante a reunião, os prefeitos conheceram as diretrizes para os municípios analisarem soluções de gerenciamento regionalizadas pela implementação do Consórcio Públicos de manejo de RSU, oferecendo uma descrição das etapas necessárias de criação, planejamento e gestão, bem como apresenta exemplos das práticas bem-sucedidas no país.
Ainda esta semana os prefeitos irão até o município de Rosário conhecer o aterro da empresa Titara, que recebe o lixo da Região do Munim e de toda Região Metropolitana de São Luís.
0 Comentários