O atual Secretário de Educação de Poção de Pedras e também Presidente do Diretório Estadual da UNDIME, Marcony Wellython, vem sendo acusado formalmente pela direção maranhense do órgão de desviar e embolsar mais de 200 mil reais através de fraudes dos cofres da entidade. Com isso, está em curso o procedimento administrativo destinado à apuração das denúncias que, se comprovadas, poderão implicar em sancionamentos disciplinares previstos no Estatuto Social da Undime.

Diante das denúncias, o diretório nacional do órgão encaminhou uma carta diretamente a Marcony afirmando que o  procedimento de apuração obedecerá o processo legal, dando direito de defesa, de modo que a mera existência de denúncias não significam qualquer julgamento antecipado.

Acontece que, devido à gravidade dos fatos sob apuração e a repercussão pública dada em âmbito local e nacional, causando exposição indevida da instituição, a Diretoria Executiva da Undime Nacional recomendou que Marcony solicite espontaneamente o próprio afastamento temporário das funções de Presidente da Seccional, para preservar a imagem da UNDIME-MA, considerando que os atuais níveis de exposição a que a instituição está sendo submetida no momento claramente prejudica o funcionamento regular do órgão.

Caso Marcony não escolha pelo afastamento, a diretoria da UNDIME-MA deverá se reunir para deliberar sobre a possibilidade de adiar a realização do Fórum Estadual vindouro, até a conclusão do processo, para que, após o término da apuração dos fatos, as eleições da UNDIME/MA transcorram de modo sereno e insuspeito. Leia abaixo: