A Prefeitura de Cândido Mendes, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), lançou em 31 de maio o Projeto #Aprender para Crescer. A iniciativa foi apresentada pela Secretária de Educação, Keille Regina Dias de Araújo, e pela Técnica Pedagógica Mary Jose Almeida Pereira e tem como objetivo fomentar estratégias formativas aos professores do ensino fundamental, nas áreas de Linguagens e Matemática, e mobilizar equipes escolares à implementação de ações diagnósticas e intervenções para as avaliações do SAEB 2023.
O projeto contará com ciclos formativos aos professores, coordenadores e gestores, realização de aulões aos sábados para os alunos do 5º e 9º ano, além da implementação da Sexta do SAEB, com todo o apoio oferecido pela SEMED, tais como compêndios aos professores e alunos do 2º, 5º e 9º anos elaborados exclusivamente para Cândido Mendes-MA.
O primeiro ciclo formativo ocorreu nos dias 5, 6 e 7 de junho com a participação das professoras formadoras Mary Lourdes Sousa e Izabel Fernandes Koopmans. Foram três dias intensos de aprendizagem com realização de oficinas para os professores, com o tema “Oficinas teórico-metodológicas para estudo da Matriz de Referência, análise das habilidades, dos descritores e produção de itens (questões) de testes avaliativos”. Todos saíram com o plano de trabalho para os aulões de sábados prontos.
Os gestores e coordenadores também participaram deste Ciclo Formativo com o diálogo “Avaliação externa - Estudo da Matriz de Referência, análise das habilidades, dos descritores e produção de itens (questões) de testes avaliativos”.
E em 17 de junho, ocorreu o primeiro aulão de sábado. A ação percorreu os polos: Sede, Estandarte, Barão de Tromai, Abelardina, Santa Isabel, São Benedito e Águas Belas. O momento dos aulões contou com revisões de conteúdos e resoluções de questões nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Foram atendidos 625 estudantes, que receberam material didático completo.
0 Comentários