O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), causou polêmica nesta sexta-feira (2) ao dar uma declaração exaltando os estados do Sul e do Suldeste brasileiro.

Segundo ele, são os estados destas regiões “que podem contribuir para esse país dar certo” porque, diferentemente dos demais, têm mais pessoas trabalhando do que recebendo auxílios governamentais.

“Se tem estados que podem contribuir para esse país dar certo eu diria que são esses sete aqui. São estados onde, diferente da grande maioria, há uma proporção muito maior de pessoas trabalhando do que vivendo de auxílio emergencial. São estados onde há um setor produtivo muito mais dinâmico, então com toda a certeza boa parte da solução do Brasil passa por esses sete estados aqui”, falou.

O discurso foi feito durante abertura da 8ª Edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) que acontece em Belo Horizonte. Todos os governadores das regiões Sul e Sudeste do país participam do encontro, que vai até este sábado (3).

No entanto, o governador mineiro – que figura como pré-candidato do Novo à Presidência da República, em 2026 -, errou em sua fala. na verdade, a maioria das regiões tem mais gente trabalhando que recebendo auxílios.

De todos os 26 estados, e do DF, em 13 a proporção de beneficiários do Bolsa Família, por exemplo, é maior que a de trabalhadores. E eles estão apenas nas regiões Norte e Nordeste.