Por meio da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o deputado Fernando Braide, do PSD, participou de um importante debate sobre licenciamento ambiental e a supressão da mata nativa. A discussão, que contou com a presença de representantes do Governo do Estado, teve como objetivo buscar caminhos para o desenvolvimento econômico sustentável no estado do Maranhão.

Durante o debate, parlamentares e representantes de órgãos destacaram a importância de conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente e a proteção da biodiversidade. O licenciamento ambiental foi um dos principais temas discutidos, visto que é uma ferramenta fundamental para garantir a exploração dos recursos naturais de forma responsável e sustentável.

O deputado Fernando Braide ressaltou a necessidade de se buscar alternativas para a supressão da mata nativa. “A agricultura familiar e a agroecologia são práticas que promovem a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, mas, para isso, precisamos da regularização fundiária para garantir a segurança jurídica dos produtores rurais e evitar conflitos agrários. Por outro lado, é necessário estar atento às demandas dos grandes negócios que chegam ao nosso estado gerando emprego e renda para a população e conciliar suas atuações de forma que seja possível conservar o nosso ecossistema”, avaliou o parlamentar.