O deputado federal Paulo Bilynskyi (PL-SP) protocolou nesta terça-feira (10) um pedido de impeachment contra o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. O documento foi apresentado à Procuradoria-Geral da República (PGR).

Pablo Bilynkyi acusa o ministro de crime de responsabilidade, por não ter comparecido injustificadamente à Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

“Tendo em vista que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, deixou de comparecer à Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, resta configurada a prática de crime de responsabilidade, nos termos dos arts. 13, 3, da Lei n° 1.079/50 e 50, da Constituição Federal”, escreveu Bilynskyj.

O ministro não compareceu na Comissão, e enviou um ofício afirmando que ficou impossibilitado de comparecer por conta da realização de “uma grande operação policial integrada”, sob coordenação da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Segundo Dino, “providências administrativas inadiáveis” implicaram a mobilização da equipe da Senasp, “impedindo adequada preparação do material relativo aos temas solicitados por essa Comissão”.