Nesta quarta-feira (07), o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), cumprirá agenda oficial no Maranhão e será homenageado com o título de cidadão maranhense pela Assembleia Legislativa.

Recentemente, a Assembleia Legislativa decidiu conceder essa mesma honraria ao secretário Executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli (PSB).

No entanto, o deputado estadual Yglesio Moyses (PSB) questionou a homenagem e justificou duas situações. A primeira, entendeu que Cappelli não seria merecedor do título de cidadão maranhense, algo que é relativo.

Só que a segunda e mais grave, o deputado alegou a ilegalidade na concessão da honraria, pois Cappelli não teria residência fixa no Maranhão no período de dez anos, como é exigido no Regimento da Assembleia Legislativa.

Ora, se Cappelli que chegou a ser secretário de Comunicação do Maranhão, não tinha dez anos de residência em terras maranhenses, que dirá Geraldo Alckmin, que talvez não tenha vindo dez vezes ao Maranhão.

O título de cidadão já foi aprovado pelos deputados estaduais do Maranhão e será entregue a Alckmin na sua passagem por São Luís, nesta quarta-feira, mas se não protestar, Yglesio, por coerência, não deve jamais participar dessa homenagem, para não utilizar dois pesos e duas medidas.

É aguardar e conferir.