Por conta do incêndio e explosão de um trem de cargas em Alto Alegre do Pindaré, no Maranhão, do último dia 08 de novembro, que ocasionou danos ambientais, a Vale foi punida em R$ 250 milhões.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente do Maranhão (SEMA), o descarrilamento e subsequente incêndio, seguido de explosões, levaram ao vazamento e queima de 2,36 milhões de litros de combustível, causando contaminação ambiental. O episódio teria destruído ainda pelo menos 18 vagões de carga.
A Vale foi penalizada por diversas violações ambientais, incluindo vazamento de combustível, poluição hídrica, do solo e do ar, destruição de vegetação em área protegida e não cumprimento do plano de emergência.
As multas incluem valores significativos, como R$ 50 milhões para cada uma das infrações relacionadas ao vazamento de combustível, além de outras penalidades específicas.
A empresa tem agora um prazo de 20 dias, depois de ser oficialmente notificada, para apresentar sua defesa. A Vale vem reafirmando que sempre tem colaborado com as investigações, mantendo diálogo com todas as partes envolvidas e que apresentará documentos em sua defesa.
0 Comentários