O Congresso manteve nesta terça-feira os vetos feitos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro que impediram a criminalização das fake news eleitorais. Em derrota para o governo, o veto foi mantido com 317 votos a favor da manutenção do veto e 139 por sua derrubada.

O artigo, cuja derrubada foi confirmada pelo Poder Legislativo, cria o crime de “comunicação enganosa em massa”, definido pela promoção ou financiamento da disseminação por aplicativos de mensagem de mentiras capazes de comprometer a lisura das eleições.

O PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, se manteve isolado na votação: a derrota para o governo veio com voto de diversos partidos que fazem parte da base, como o MDB, com 21 votos pela manutenção do veto, o PSD, com 37 de 40 votos contra a criminalização, e o União Brasil, com 51 votos para manter o veto e apenas um para derrubá-lo. Todos os deputados do PT votaram pela derrubada do veto.

O PL, principal partido de oposição, também se posicionou de forma praticamente unânime a favor. Apenas o deputado Junior Lourenço votou para que o veto do ex-presidente Jair Bolsonaro fosse derrubado e, portanto, a criminalização das fake news eleitorais passem a valer. Obs: o voto ‘Sim’ equivale a manter o veto; voto ‘Não’ equivale a derrubar o veto)

Confira como cada deputado do Maranhão votou

Cleber VerdeMANãoMDB
Hildo RochaMANãoMDB
Márcio JerryMANãoPCdoB
Márcio HonaiserMANãoPDT
Junior LourençoMANãoPL
Pastor GilMASimPL
Fábio MacedoMANãoPodemos
Dr. Allan GarcêsMASimPP
Dr. Remy SoaresMASimPP
Duarte Jr.MANãoPSB
Josivaldo JPMASimPSD
Rubens Pereira JúniorMANãoPT
Aluisio MendesMASimRepublicanos
Dr. BenjamimMASimUnião
Pedro Lucas FernandesMASimUnião