Na última quarta-feira, 15, a Polícia Civil do Pará (PCPA) deflagrou a operação “Tabela PIX” e prendeu quatro pessoas suspeitas de aplicar golpes por meio das redes sociais. As prisões ocorreram no Estado de São Paulo e foram executadas por meio da Divisão de Combate a Crimes Contra Direitos Individuais Praticados por Meios Cibernéticos (DCCCDI/DECCC), juntamente com o Departamento de Operações Policiais Estratégicas (DOPE), Delegacias da Divisão de Capturas (DC) e Divisão de Operações Especiais (DOE).



No Pará, ao menos quatro pessoas procuraram a Polícia Civil para denunciar o crime, que consistia na promessa de receber dinheiro fácil por meio de depósitos via PIX. Após análise das transferências, foi identificado que o grupo preso movimentou cerca de R$ 100 mil em valores oriundos dos golpes virtuais. Também foram descobertas diversas ocorrências de hackeamento de WhatsApp, Instagram, venda de eletrodomésticos e tabela PIX, com crimes ocorridos em vários estados da federação brasileira, sendo eles Pará, Piauí, Bahia, Rio Grande do Norte, Tocantins e Rio de Janeiro.


“A prisão dos suspeitos reforça o compromisso da Polícia Civil, especialmente da DECCC, em coibir e diminuir a incidência das ações delituosas, visando desarticular associações criminosas que atuam nessa prática delitiva. A operação realizada nesta quarta, teve como objetivo a repreensão de crimes praticados no ambiente cibernético, e é mais um resultado de êxito que ocorreu após a integração das Polícias Estaduais do nosso País”, destacou Walter Resende, delegado-geral da Polícia Civil do Pará.


Leia a matéria completa no https://diariodopara.dol.com.br