Por incrível que pareça os quatro pré-candidatos ao Senado no Maranhão esperam ou dão como certo o apoio do presidente Luís Inácio Lula da Silva em 2026. O governador Carlos Brandão (PSB), o ministro do Esporte André Fufuca (PP) e os dois senadores, Eliziane Gama (PSD) e Weverton Rocha (PDT) contam com a presença do líder máximo do PT em seus palanques. 

Candidato derrotado ao governo do estado em 2022, o senador Weverton Rocha desistiu de tentar mais uma vez o Palácio dos Leões e já anunciou que será candidato à reeleição e que seu lado é o lado do presidente Lula; tem até falado aos mais próximos que terá o apoio efetivo do presidente em seu projeto de permanecer no Senado por mais oito anos. O senador saiu enfraquecido da eleição municipal, elegeu poucos aliados e corre sério risco de ver o mandato escapar por conta da forte concorrência.

Eleita na chapa de Flávio Dino em 2018, a senadora Eliziane Gama, uma das líderes do governo no Congresso Nacional, sempre esteve ao lado do governo, tem a simpatia de Lula e, a exemplo do seu companheiro de bancada, também espera contar com a ajuda de Lula, caso resolva tentar a reeleição. A senadora ainda não disse publicamente se será candidata à reeleição ou se vai tentar a Câmara Federal. Sem Flávio Dino para socorre-la pode ser presa fácil. É considerada a mais frágil nesta luta renhida.

O governador Carlos Brandão, o mais forte candidato por conta da base de apoio, os partidos aliados elegeram a grande maioria dos prefeitos, se aproximou muito do presidente Lula e tem recebido atenção especial do petista. Brandão está indeciso quanto a deixar o governo para se candidatar ao Senado, insinua que pode ficar até o último dia do mandato, mas poucos acreditam nessa possibilidade, embora não seja descartada, se concorrer tem garantida uma das duas cadeiras em disputa. Historicamente, governador em final de mandato consegue se eleger senador.

Por fim tem o jovem ministros do Esporte, deputado federal André Fufuca pavimentando caminho para o Senado. Já foi tratado como senador pela presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale (PSB) em solenidade e azeita seu projeto para 2026. Fufuca, pelo trabalho que desenvolve no ministério, tem agradado muito ao presidente e também pode contar com Lula em seu palanque nessa eleição que promete ser acirrada.

O fato é que, com Lula gozando de muito prestígio com os maranhenses, todos os pretendentes ao Senado querem uma carona na popularidade do presidente.