Quatro pessoas de uma mesma família morreram queimadas na tarde deste domingo (13) durante um incêndio na comunidade Santa Clara, zona rural de Canto do Buriti, a 407 km de Teresina. Segundo Cláudio Costa, professor e morador da localidade, foram encontrados os corpos do marido, esposa, sogra e filho do casal, que tem deficiência intelectual.

"Por volta de meio-dia o fogo chegou muito rápido na comunidade e uma das famílias que moram à margem da PI-141 saíram em busca do filho com deficiência. Eles tentaram sair correndo atrás do seu filho, saíram desgovernados no meio do incêndio e aí foram tentar salvar o menino e o fogo pegou toda a família perto da sua casa", lamentou Cláudio.

A família que morreu foi identificada pelo professor como: a esposa Ilda Pinto da Silva, o marido Aido Pereira, o filho Erisvaldo Braz da Silva e a mãe de Ilda, Raimunda Nonato Vitorino Dos Santos, que estava visitando a família. Todas as vítimas eram adultas.

A Polícia Militar de Canto do Buriti informou que foi acionada, mas ainda não tem informações sobre os óbitos. O Corpo de Bombeiros do Piauí disse que a equipe mais próxima fica em São Raimundo Nonato, a 118 km do local, mas está em outra ocorrência. Por isso bombeiros de Floriano, a 163 km de distância, foram acionados.

Conforme o professor Cláudio, que ministra aula na comunidade Santa Clara desde 2006, na localidade moram cerca de 420 famílias, com 1200 habitantes. As chamas teriam iniciado por volta das 10h no Núcleo de Produção Agrícola Comunitária e rapidamente se espalharam na mata virgem próxima à comunidade.

De acordo com o professor Cláudio Costa, todos os anos grandes incêndios acontecem na comunidade Santa Clara, zona rural de Canto do Buriti. A vegetação seca e o clima árido favorecem as queimadas na região durante os meses mais quentes do ano, conhecido como B-R-O Bró.