O governador Carlos Brandão informou, nesta terça-feira (24), que a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) emitiu um parecer técnico informando que não há risco de contaminação nas águas do Rio Tocantins quanto ao processo referente ao consumo.

“Com isso, informo que a captação da água para abastecimento de Imperatriz será retomada imediatamente. Outras análises seguem sendo realizadas, com apoio das equipes do nosso Governo do Maranhão, para garantir a segurança integral de todos”, postou Brandão.

A agência havia informado que três caminhões – que transportavam cerca de 25 mil litros de defensivos agrícolas e 76 toneladas de ácido sulfúrico, produto químico corrosivo – acabaram caindo no rio Tocantins em virtude do desabamento  Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira.

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico segue atuando no monitoramento da situação no rio Tocantins e da qualidade de sua água. Além disso, a instituição vem trabalhando de forma articulada com os órgãos estaduais e federais competentes