Prefeito Eduardo Braide

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) desaprovou as contas de campanha do prefeito reeleito Eduardo Braide, nas eleições municipais de 2024, e de sua vice, Esmênia Miranda Ferreira da Silva. A decisão foi baseada em irregularidades detectadas pela unidade técnica do tribunal, em especial relacionadas à utilização dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC).

O parecer conclusivo da comissão técnica destacou impropriedades significativas, entre elas despesas  estimáveis com pessoal que não foram registradas na prestação de contas.

Entre os principais problemas identificados está a omissão de informações sobre despesas e receitas relacionadas à distribuição de 125 mil bandeiras, amplamente utilizadas em eventos de campanha como carreatas e comícios. Apesar de terem sido reportados como distribuídos por uma equipe de 18 pessoas, não houve registro dos custos envolvidos na aquisição e execução dessas atividades.

Além disso, uma análise técnica revelou a ausência de registro de despesas com pessoal, configurando uma irregularidade no uso dos recursos da FEFC.

Leia a íntegra da decisão.