Foto Reprodução

A ascensão de novos suplentes tanto na Assembleia Legislativa (ALEMA) quanto na Câmara dos Deputados movimentam o cenário político no Maranhão no começo de 2025. A recente renovação no legislativo estadual e federal reflete as mudanças geradas pelas vitórias nas eleições municipais.

Na ALEMA, a eleição de Juscelino Marreca (PRD) como prefeito de Santa Luzia abriu espaço para a posse de João Batista Segundo (PL), que assume uma cadeira na Assembleia, apesar de não ter obtido sucesso na corrida pela Prefeitura de Pinheiro, onde foi derrotado por André da RalpNet. Com sua entrada, João Batista passa a integrar a bancada de seu partido na Assembleia.

Além dele, Edson Araújo (PSB) ocupa o mandato de Rafael, que foi eleito para a Prefeitura de Timon. Já no MDB, a vitória expressiva de Roberto Costa em Bacabal resultou no retorno de Keké Texeira ao Legislativo estadual.

No âmbito federal, o advogado maranhense Ivan Júnior (União Brasil) tomou posse na tarde desta quarta-feira (1º) em uma cerimônia remota da Câmara dos Deputados. Ele assume o cargo de titular no lugar de Juscelino Filho, atual ministro das Comunicações. Dr. Benjamin, o primeiro suplente, que ocupava o mandato até então, foi nomeado prefeito de Açailândia.