A eleição do Sinproesemma acontece no próximo dia 26 de fevereiro e deve movimentar milhares de filiados. Somente na capital cerca de oito mil profissionais devem participar da votação.

Pela ordem das fotos: Raimundo Oliveira (PT); Júlio Pinheiro (PCdoB); Kátia Almeida (PSTU) e Benedita Costa, candidata de oposição.
Está se aproximando a eleição do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação Básica das Redes Estadual e Municipais do Maranhão (Sinproesemma). Quatro chapas estão na disputa pela presidência de um dos maiores sindicatos do estado. O Blog do Domingos Costa traz um resumo sobre os candidatos que concorrem ao mandato 2025-2028, representando os interesses de mais de 40 mil filiados.
– Raimundo Oliveira
O atual presidente do Sinproesemma, filiado ao PT, tenta a reeleição em meio a um cenário de grande rejeição. Um dos principais pontos de crítica à sua gestão está relacionado a uma ação que tramita no Supremo Tribunal Federal, na qual escritórios de advocacia reivindicam 15% do valor total dos precatórios do FUNDEF, o que corresponde a quase R$ 500 milhões. Raimundo sucedeu o ex-presidente Júlio Pinheiro, de quem era aliado até pouco tempo atrás. Militante do PT, disputou o cargo de deputado estadual em 2022. De acordo com sondagens internas, sua reeleição enfrenta dificuldades.
– Júlio Pinheiro
Filiado ao PCdoB e aliado do deputado federal Márcio Jerry, Júlio Pinheiro já presidiu o Sinproesemma por oito anos e também foi vice-prefeito de São Luís por quatro anos. É dele a responsabilidade de ter feito de Raimundo Oliveira atual presidente do sindicato, o que garante a Júlio uma grande rejeição. Caso seja eleito novamente. Boa parte da categoria considera Raimundo e Júlio integrantes do mesmo grupo. Caso retorne ao cargo, Júlio Pinheiro pode completar inacreditáveis 20 anos no comando do Sinproesemma.
– Kátia Almeida
A candidata representa o grupo mais radical que disputa a presidência do sindicato. Ex-candidata a deputada estadual e filiada ao PSTU, ela representa o COTEMACS, que conta com representantes de partidos da extrema-esquerda como PCO e PCB. Pesa contra a candidata o fato de ser advogada, além de professora, o que representa mais um risco no momento em que a classe luta contra escritórios de advocacia o direito sobre os 15% dos Precatórios do Fundef.
– Benedita Costa
Candidata pela chapa de oposição, Benedita Costa concorre contra os grupos que vêm se alternando na presidência do Sinproesemma há 16 anos. Em 2021, nas eleições do sindicato, afirma ter sido impedida de disputar por uma manobra de Raimundo Oliveira e Júlio Pinheiro. Ao contrário dos outros três candidatos, Benedita nunca concorreu a um cargo eletivo e declara que não pretende usar o sindicato como trampolim político. Ela coordenou o Fórum Estadual de Educação do Maranhão e foi uma das fundadoras da União Brasileira das Mulheres (UBM) no estado. Já integrou a diretoria do Sinproesemma, mas foi afastada após divergências com Raimundo e Júlio que, segundo ela, prejudicavam a categoria dos professores.
A eleição do Sinproesemma acontece no próximo dia 26 de fevereiro e deve movimentar milhares de filiados. Somente na capital cerca de oito mil profissionais devem participar da votação.
0 Comentários