Foto Ilustração

O ex-secretário de Saúde de Araioses, João Batista do Nascimento Neto, está na mira do Ministério Público do Maranhão por suspeita de estelionato e improbidade administrativa. O caso envolve o suposto uso indevido de recursos federais destinados ao Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD) do município.

A denúncia partiu de Nathalia de Oliveira Costa, que revelou ter sido cadastrada como gerente do laboratório sem nunca ter trabalhado para a prefeitura ou firmado qualquer contrato com o município. Apesar disso, desde dezembro de 2023, Araioses vem recebendo repasses federais por uma suposta produção atribuída a ela.

O promotor de Justiça de Araioses, John Barbosa, destacou que há fortes indícios de fraude e enriquecimento ilícito de servidores públicos, uma vez que os recursos estariam sendo pagos a uma “funcionária fantasma”. Segundo ele, a investigação busca esclarecer a extensão do dano ao erário e responsabilizar os envolvidos.

João Batista do Nascimento Neto poderá responder por improbidade administrativa e estelionato caso as irregularidades sejam confirmadas. A apuração também pretende revelar se outras pessoas dentro da estrutura municipal participaram do esquema fraudulento.