Menos de três meses após tomar posse como prefeito da cidade de mais de 73 mil habitantes, prefeito Dr. Gilson Guerreiro anuncia que não é mais aliado do ex-prefeito Mercial Arruda, que o apoiou nas eleições de 2024.

Grupo político que venceu as eleições de 2024 em Grajaú não existe mais…

Foi tornado público neste sábado, dia 15, o rompimento político do atual prefeito de Grajaú, o médico Antônio Gilson Bomfim da Silva, conhecido popularmente como Dr. Gilson Guerreiro, do PSDB, com o grupo político do seu antecessor, o ex-prefeito Mercial Arruda. Ambos os grupos tinham caminhado juntos nas eleições de 2024 no município que possui mais de 73 mil habitantes e está localizado na Região Centro-sul do Maranhão.

O próprio prefeito Gilson Guerreiro confirmou a ruptura política durante conversa nesta manhã com o blogueiro Gildásio Brito. De acordo com gestor, o estopim de tudo ocorreu durante o período carnavalesco desta ano, quando o deputado estadual Ricardo Arruda, do MDB, derrubou a porta da casa do gestor municipal com chutes.

Ainda conforme o prefeito Guerreiro, a insatisfação do grupo dos Arrudas é pelo fato do deputado Ricardo querer continuar comandando as licitações da prefeitura de Grajaú como se fosse a gestão do seu pai.

O prefeito diz que o deputado possuía “tratativas com os donos de empresas fornecedores da prefeitura”.

O Blog do Domingos Costa apurou, ainda, que o contrato do carnaval deste ano foi decisivo para escancarar a desavença do grupo do prefeito Gilson com Mercial.

Embora a organização do evento seja da atual gestão, as tratativas com a empresa que venceu a licitação carnavalesca estava sendo feita pelo deputado estadual Ricardo Arruda, o que irritou o Guerreiro, colocando um “ponto final” na interferência do parlamentar sobre a gestão municipal.

Uma das principais reclamações do prefeito Guerreiro é que quando assumiu a chefia do Executivo local descobriu a existência de débitos que somam mais de R$ 500 milhões, boa parte dessa dívida é oriunda de atrasos da Previdência Social, resultando na inclusão de Grajaú no CAUC, o que impede a prefeitura de selar convênios. 

O prefeito aproveitou o anuncio do rompimento para deixar bem claro que não irá, em hipótese alguma, apoiar a reeleição do deputado Ricardo Arruda para a Assembleia Legislativa nas eleições de 2026.