Fábio Macedo

A bancada do PSDB aprovou nesta terça-feira (29) a fusão com o Podemos. A decisão foi tomada durante reunião entre o presidente tucano, Marconi Perillo, e os deputados do partido. Ao fim do encontro, a presidente do Podemos, deputada Renata Abreu (SP), telefonou para Perillo.

Com a aprovação da fusão entre PSDB e Podemos, o cenário político no Maranhão passa por mudanças. O deputado federal Fábio Macedo, atual presidente do Podemos no estado, assumirá a liderança da nova sigla resultante da união dos dois partidos .

Essa mudança representa uma reconfiguração no comando partidário local, anteriormente sob a liderança de Sebastião Madeira, atual secretário da Casa Civil do governo estadual. A expectativa é que Madeira busque uma vaga na Assembleia Legislativa em 2026.

A fusão também pode impactar a composição da Assembleia Legislativa do Maranhão. O deputado estadual Leandro Bello, atualmente no Podemos, considera migrar para o PT, aproveitando a janela partidária aberta pela fusão para evitar a perda de mandato por infidelidade partidária . (

A convenção nacional para formalizar a fusão está marcada para 5 de junho.

fusão partidária é um processo no qual dois ou mais partidos políticos se unem para formar uma nova legenda. Nesse processo, as siglas originais deixam de existir e uma nova estrutura partidária é criada, com um novo nome, uma nova identidade e, muitas vezes, novas diretrizes políticas.