O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) determinou a realização de novas eleições no município de Cametá, após a cassação de Victor Cassiano e Enio de Carvalho, prefeito e vice-prefeito, na tarde desta quinta-feira (10). A motivação seria o excesso de contratações em ano eleitoral, que, no entendimento da Corte, configura abuso de poder político interligado ao abuso de poder econômico. 

Embora a decisão tenha caráter imediato, os acusados ainda podem recorrer da decisão. Segundo o TRE-PA, no decorrer do processo, o presidente da Câmara dos Vereadores ficará à frente da prefeitura de maneira interina até a conclusão das novas eleições. E, ainda não há uma previsão para a realização do novo pleito, que depende de processos e demandas internas. O calendário da nova eleição pode ser definido até o fim deste ano, conforme a Portaria 842 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A Corte Eleitoral do TRE-PA formou maioria, de cinco a dois, pela cassação e, além disso, também decidiu pela inelegibilidade do prefeito, que fica impedido de concorrer pelos próximos oito anos. Essa decisão aplica-se somente a Cassiano, por ser considerado o responsável direto pelas contratações irregulares. A reportagem de O Liberal procurou a assessoria do prefeito e aguarda um posicionamento.

✍ Maycon Marte / O Liberal

📸 Instagram / victorcassianooficial