Levando em consideração os diversos aspectos que ainda permeiam a disputa pré-eleitoral pelo Governo do Estado e pelo Senado só será possível estabelecer um quadro mais nítido a partir do afunilamento dos nomes

 

QUEM VAI SEGUIR EM FRENTE?!? Nem Braide, nem Felipe, nem Lahésio e Orleans estão definidos para 2026

Pensata

Analisando friamente todos os aspectos da atual fase da sucessão estadual, várias perguntas ainda precisam ser respondidas para definir o quadro de candidatos:

  • o prefeito de São Luís Eduardo Braide(PSD) já admitiu ser candidato e vai realmente deixar a prefeitura ao final do mês de março de 2026? Quais serão seus apoios?
  • o  governador Carlos Brandão (PSB) vai sair na mesma data do prefeito, para concorrer ao Senado e entregar o governo para o vice-governador Felipe Camarão (PT)?
  • os dois grupos considerados governistas – remanescentes do dinismo e brandonistas – vão realmente se unir em torno de um candidato ou vai sair rachado em 2026?
  • das duas vagas ao Senado quem realmente tem chance de chegar lá? É possível que o govenro eleja apenas um e a oposição – ou a direita – eleja o outro senador? 

Somente com as respostas para essas perguntas é possível montar um cenário coerente com base nas pesquisas de intenção de votos já divulgadas

Até o momento têm-se quatro pré-candidatos em movimento efetivo, ainda que nem todos tenham declarado estar no páreo: Eduardo Braide (PSD), Felipe Camarão (PT), Lahésio Bonfim (Novo) e Orleans Brandão (MDB), não necessariamente nesta ordem.

  • não houve desistências ou confirmações de nenhum deles, apenas conversações;
  • e seguirá neste ritmo até 4 de abril de 2026, data limite para as desincompatibilizações.

É claro que as pesquisas mostram cenários, apontam tendências e encaminham possibilidades, mas servem também para confundir a população.

Um exemplo disso: ganhou forte repercussão as pesquisas que mostram liderança absoluta do prefeito Eduardo Braide e crescimento do vice-governador  Felipe Camarão.

  • mas poucos levam em conta a força do ex-prefeito Lahésio Bonfim no interior;
  • ele pontua com dois dígitos em todas as pesquisas estaduais já divulgadas;
  • além disso, é o único que já lançou e confirma candidatura abertamente.

Com todas essas nuances postas – e todos os cruzamentos possíveis – é preciso esperar o quadro se afunilar.

Só assim se terá o quadro mais claro das chances de cada um.

Tanto para governador quanto para senador…