O governo do estado realizou nos dias 17 e 18 de Maio, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), em parceria com o Instituto Base de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável e a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, deu início ao programa Rede de Saberes, voltado para marisqueiras, pescadores e aquicultores do município de Luís Domingues.
A iniciativa trouxe uma oportunidade valiosa de capacitação e aquisição de conhecimento técnico para os profissionais da pesca local, por meio de cursos sobre beneficiamento, processamento e conservação do pescado. A carga horária foi dividida em momentos teóricos e práticos, proporcionando uma formação completa e dinâmica.
Durante a parte prática, os participantes puderam aplicar técnicas de filetamento e aprender receitas que promovem o aproveitamento integral do pescado, como fishbúrguer, torresmo, filé empanado, iscas, maionese caseira, ceviche, croquetes, bolinho de peixe, entre outros.
Ao final do curso, cada capacitado recebeu um kit de ferramentas contendo facas adequadas para o processamento completo do pescado, tábua, avental e amolador, incentivando a aplicação imediata do que foi aprendido e contribuindo diretamente para o fortalecimento da cadeia produtiva local.
A secretária municipal de Agricultura reforçou a importância da ação como meio de promover autonomia, geração de renda e valorização do saber tradicional aliado ao conhecimento técnico. A formação representa um passo significativo para o desenvolvimento sustentável e econômico da região.
0 Comentários