Polícia Civil orienta moradores a ficarem atentos a fraudes por telefone e WhatsApp

Nesta quinta-feira (5), a Delegacia de Polícia Civil de Carutapera, publicou um vídeo nas redes sociais alertando a população sobre um novo tipo de golpe do Pix. A gravação foi feita pelo delegado Samuel Lira, que explicou como criminosos estão atuando por meio de ligações telefônicas e mensagens via WhatsApp para aplicar fraudes.

De acordo com o delegado, os golpistas se passam por familiares, amigos ou até representantes de instituições e solicitam transferências via Pix ou o envio de códigos por SMS, alegando situações emergenciais ou falsas vantagens.


Criminosos usam pressa e emoção para enganar

Segundo a Polícia Civil, a tática dos criminosos é criar um clima de urgência ou desespero emocional, induzindo a vítima ao erro. As mensagens são enviadas com fotos de perfil semelhantes às de pessoas próximas, aumentando o grau de confiança.

Casos relatam pedidos de dinheiro com justificativas como problemas de saúdeemergências bancárias, ou pagamentos urgentes. Há também tentativas de obter códigos de verificação para invadir contas de aplicativos e redes sociais.