No povoado de Ponte Queimada, zona rural de Nova Olinda do Maranhão, os moradores cansaram de esperar por uma resposta do poder público e decidiram agir. Com recursos próprios, construíram uma ponte de madeira improvisada sobre um riacho, garantindo a única passagem possível pela estrada vicinal que está em péssimas condições.
A estrada foi construída na época da COLONE – Companhia de Colonização do Nordeste – e, após a extinção do órgão, ficou sob responsabilidade da prefeitura municipal. Desde então, vive no abandono, sem qualquer manutenção adequada.
Essa estrada é estratégica para o deslocamento de moradores das quadras e de diversos povoados do município. Sua recuperação, assim como a reconstrução adequada da ponte, é essencial para garantir acesso seguro, principalmente em casos de emergência.
Durante o inverno, a via se torna intransitável, isolando comunidades inteiras e dificultando o acesso a serviços essenciais, como saúde e educação. Ambulâncias, por exemplo, não conseguem chegar a locais críticos da zona rural.
A travessia feita pelos próprios moradores é uma solução paliativa que escancara o descaso das autoridades. A comunidade espera que essa iniciativa sirva de alerta e que uma solução definitiva seja providenciada.
A luta é por dignidade, segurança e o direito de ir e vir.
Assista o vídeo abaixo:
0 Comentários