Em uma solenidade marcada por reconhecimento e celebração da educação, o prefeito Eduardo Braide deu posse, nesta quarta-feira (30), a mais 114 novos professores que integrarão a rede municipal de ensino. Com este chamamento, já são 524 professores convocados, resultado do último concurso público que ofertou 600 vagas para diversas áreas da educação, desde a Educação Infantil até os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, contemplando disciplinas como Matemática, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Ciências, Artes, Educação Física, História, Geografia, entre outras. 

Durante a solenidade de posse, o prefeito Eduardo Braide fez um discurso que exaltou o papel dos educadores, apresentando os avanços da educação na capital e reafirmando seu compromisso com a valorização da categoria.

“Nos últimos quatro anos, São Luís passou da 23ª posição entre as capitais para a 11ª em relação ao Ideb. E agora, este mês, o Ministério da Educação divulgou o resultado do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, e nós estamos entre as 10 melhores capitais do Brasil em alfabetização. Eu cito esses dois exemplos para dizer que é trabalho de toda uma equipe, da Secretaria de Educação, da Secretaria de Obras, que nos ajuda a reformar e construir novas escolas,  mas ninguém é mais importante para alcançar esses resultados do que o professor em sala de aula”.

Em tom pessoal, Braide compartilhou como a educação impactou sua própria trajetória. “Talvez, se não fossem os professores de vocês, vocês não teriam passado no concurso e estariam aqui. Talvez, se não fossem os meus professores, eu não teria me formado e não teria a experiência necessária para administrar uma cidade como São Luís. Em muitas decisões que tomo como prefeito, lembro das lições que aprendi com os meus professores”, declarou.

O prefeito também lembrou das melhorias estruturais nas escolas e garantiu que o padrão será estendido a toda a rede. “Vocês vão encontrar escolas com alunos que recebem duas refeições por turno. Pela manhã, café reforçado e refeição no intervalo. À tarde, o mesmo. Nas unidades de tempo integral, são quatro refeições por dia. Também entregamos material pedagógico completo, fardamento com tênis, meia, calça, short e, agora, até casaco, porque determinei que todas as salas de aula tenham ar-condicionado. E estamos cumprindo essa meta. Alguns de vocês serão lotados em escolas novas, com qualidade que não deixa a desejar. Outros irão para escolas que ainda precisarão de reforma, mas o meu compromisso é claro, vamos chegar a todas as escolas de São Luís”, concluiu.