Ex-senador Roberto Rocha…

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região começa a julgar no dia 02 de setembro o recurso de agravo de instrumento 1032460-52.2023.4.01.0000, apresentado pela Agropecuaria Marco-marquinho, de propriedade do ex senador Roberto Rocha, que busca usar a justiça para tomar terras alheias visando construir um resort às margens do Lago do Caboclo Morto, na cidade de Bela Vista/MA.

O Senador afirma, sem provas, ser proprietário da área, mesmo os moradores do povoado Centro do Zé felix tendo títulos de propriedade e já residindo no local há mais de 30 anos e nunca tendo sido parte no processo ajuizado em 2023.

Em julho de 2024, o ex senador já havia feito investidas contra a comunidade, tentando, através de seus advogados, incluir a área em uma reintegração de posse que foi deferida em seu favor. Na ocasião, o relator do processo Pablo Zuniga, de forma acertada, indeferiu o pedido de Roberto Rocha, afirmando que a área do povoado não fazia parte da área alegada pela agropecuária Marco Marquinho.

Em novembro daquele ano, foi feita a reintegração parcial da parte da frente da fazenda, solicitada por Roberto rocha, ocasião em que várias famílias vulneráveis foram jogadas à míngua ficando sem ter para onde ir.

Segundo um morador ouvido sob a condição de anonimato, Roberto Rocha tem amendrotado moradores do povoado Zé Félix, afirmando que já tem uma decisão garantida a seu favor e que vai tirar imediatamente todos os moradores de suas casas. Ainda segundo o morador , o interesse de Roberto é se apossar de um hotel à beira do lago que já existe desde 2021 e de algumas propriedades no povoado, visando especulação imobiliária.

É aguardar para ver se realmente o Tribunal vai expulsar moradores que estão no povoado centro do Zé Félix há mais de 30 anos.